As implicações da educação a distância via internet no processo de motivação: o caso do SENAI/SC /
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cruz Júnior, João Benjamim da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Ana Paula Grillo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T16:56:24Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T16:56:24Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177774 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78621 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como principal objetivo identificar as implicações da Educação a Distância na motivação do corpo gerencial do Senai, Serviço Social de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina, nas turmas 1 e 2 do curso de Especialização "Gestores de Instituições de Ensino Técnico". Para tanto buscou-se conhecer a partir da visão dos entrevistados, como estava a motivação antes e como ficou depois do curso com a metodologia de Educação a Distância, juntamente com a opinião dos mesmos sobre aspectos positivos e negativos desta metodologia. A fundamentação teórica contempla inicialmente um Breve Histórico das Ciências Administrativas. Logo após faz-se uma relação da nossa sociedade centrada no mercado e da aprendizagem dentro das organizações. A seguir são abordados aspectos sobre Educação e Treinamento, Aprendizagem e Capacitação Tecnológica, Educação e Andragogia. Na seqüência apresenta-se o tema Motivação, juntamente com as principais teorias. A seguir apresentam-se os aspectos relacionados à Educação a Distância. A finalização da fundamentação teórica mostra a relação da Educação a Distância com a Motivação. O gênero escolhido para esta pesquisa foi o estudo de caso através da abordagem qualitativa. Como instrumento de pesquisa utilizou-se entrevistas semi-abertas com gerentes que fizeram o curso de especialização com a metodologia de Educação a Distância e também com desistentes do curso. Os resultados presentes na pesquisa revelaram que a maioria dos entrevistados consideram que a motivação não tem sua origem apenas intrínseca à pessoa, mas também depende do contexto onde esta pessoa está inserida. Relacionado aos aspectos positivos da Educação a Distância, os entrevistados consideraram principalmente as vantagens trazidas pela flexibilidade de tempo e local para estudar. E aos aspectos negativos, os entrevistados consideraram dentre outros aspectos, os efeitos causados pela falta de contato físico, tornando o aprendizado bastante solitário. Nas Considerações e Recomendações Finais desta pesquisa foram sugeridos alguns processos com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento da Educação a Distância. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gerentes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Motivação (Psicologia) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Motivação no trabalho |
pt_BR |
dc.title |
As implicações da educação a distância via internet no processo de motivação: o caso do SENAI/SC / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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