Utilização de novas tecnologias na educação: uma necessidade social
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Wendt, Marina Pimenta Baldan |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T15:41:23Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T15:41:23Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
176222 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78538 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O mundo em que vivemos é, em parte, orientado pela cultura, economia, sociologia, política e pelos meios de comunicação conectados globalmente. Com as novas tecnologias de informação, advindas do computador, a escola se distancia cada vez mais do nosso cotidiano. Este trabalho pretende fazer uma reflexão sobre a necessidade imperativa de se aproximar a educação ao cotidiano; provocar uma interação entre informação e conhecimento, educador e educando, escola e comunidade; a fim de se ter uma escola aberta e flexível situada no tempo e espaço. Procura-se enfatizar a necessidade de uma revisão da prática pedagógica do professor mediador, como uma característica fundamental em educação para o uso das tecnologias, visando a melhoria do processo de aprendizagem. Para tanto apresenta-se uma parte teórica fundamentada no construtivismo piagetiano, no interacionismo vygotskiano e na sensibilização de Rogers. Ele ainda contempla o estudo de uma escola optante pelo PROINFO e uma outra que primeiro adotou o projeto Centrais de Informática, desvinculado da visão pedagógica e posteriormente, o PROINFO. Relata, ainda, a experiência vivida por um professor ao utilizar pela primeira vez o computador em sua prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ix, 106 f.| il. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de novas tecnologias na educação: uma necessidade social |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar