Método para educadores na arte de ensinar-aprender a sexualidade do adolescente: uma proposta participativa

DSpace Repository

A- A A+

Método para educadores na arte de ensinar-aprender a sexualidade do adolescente: uma proposta participativa

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Patricio, Zuleica Maria pt_BR
dc.contributor.author Medeiros, Selma Zelandra pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T15:32:44Z
dc.date.available 2012-10-17T15:32:44Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 177243 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78525
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract A partir da necessidade de se conciliar educação e aspectos socioculturais com as manifestações da sexualidade na adolescência, foi desenvolvido um estudo qualitativo com o objetivo de construir uma proposta pedagógica capaz de subsidiar o educador na elaboração de programas de educação sexual para adolescentes por meio de abordagem holística e sociocultural de caráter participante. O estudo de campo foi realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina com um grupo de adolescentes da 1ª série do Ensino Médio no período de Maio a julho de 2000. A técnica de campo selecionada foi a atividade-oficina por tratar-se de uma ação participante, na qual se processam a produção de conhecimento e as transformações oportunas. O grupo manifestou suas idéias por meio das falas e dos registros descritivos que viabilizaram a produção de conhecimentos básicos e aplicados. A análise de dados trouxe os temas emergentes que se constituíram em itens fundamentais e estruturantes para delinear e compor o perfil do Método de ensinar-aprender a sexualidade com o adolescente escolar. Esse método se apresenta como possibilidade de mudança, pois retrata o desejo dos adolescentes de como gostariam que os educadores mediassem o ensino de sexualidade na escola. O uso do método participante na arte de ensinar-aprender a sexualidade transcende a uma metodologia baseada apenas em transmitir informações biológicas. A dialogicidade, a musicalidade e a afetividade surgiram como componentes significativos para que se efetuasse o desenvolvimento do método. O método ainda se propõe a questionar os preconceitos e a estimular a satisfação dos envolvidos. Finalmente, o estudo revela a sexualidade dentro de uma abordagem histórico-cultural e a submete a uma dimensão pedagógica capaz de subsidiar o educador em seu processo de trabalho e a mediar a sexualidade na adolescência, de modo a transformar a representação da cultura sexual. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Adolescentes pt_BR
dc.subject.classification Educação sexual para a juventude pt_BR
dc.title Método para educadores na arte de ensinar-aprender a sexualidade do adolescente: uma proposta participativa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
177243.pdf 273.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar