O método de análise por componentes (MAC) no planejamento de agroecossistemas
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Título:
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O método de análise por componentes (MAC) no planejamento de agroecossistemas |
Autor:
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Palazuelos Ballivián, José Manuel P.
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Resumo:
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Este trabalho tem como objetivo central demonstrar a possibilidade de aplicação de uma visão sistêmica e integradora no planejamento de agroecossistemas. Para alcançar este objetivo, propõe-se um método de análise por componentes (seja para uma cultura vegetal ou criação animal), que se caracteriza como instrumento de planejamento da atividade agrícola em programas e projetos de desenvolvimento rural. Basicamente, o método compreende duas fases. Na primeira (Fase I), são os fatores intrínsecos do componente (o produto, a genética, a fertilização ou nutrição, a propagação ou reprodução, a sanidade e o subproduto ou resíduo) que passam por uma tranversalização através de vários critérios (o econômico, o sociocultural, o conservacionista e o técnico-operativo), nas respectivas dimensões adotadas (a propriedade, a microbacia hidrográfica e o âmbito regional ou a esfera global). Pretende-se como isso mostrar a importância de se incluir ou integrar mais de um critério no planejamento. Em seguida, determinam-se os objetivos primários, que procuram representar sinteticamente, alternativas reais e operativas que busquem promover potencialidades ou resolver limitações identificadas no planejamento. Posteriormente, na segunda fase (Fase II), utilizamo-nos de uma técnica conhecida como "O Computador de Papel" - que basicamente tem a função de identificar o comportamento dos objetivos primários quando analisados em conjunto, e que se manifesta de forma particular numa situação real e contexto específico. Com isto, se busca promover o reconhecimento de inter-relações de influência e de interdependência que se manifestam entre estes objetivos primários, o que permite a sua priorização e manipulação diferenciada. A aplicação do "MAC" constitui para quem participa do planejamento, antes de mais nada, num processo de aprendizagem coletiva, num espaço que permite a expressão de uma diversidade de percepções e interesses de maneira participativa e que tenta promover, de certa forma, uma análise mais qualitativa e interpretativa da realidade (rural). |
Descrição:
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Dissertação [mestrado] - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78507
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Data:
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2000 |
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