Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia /
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fiod Neto, Miguel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Carvalho, Fábio Câmara Araújo de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T13:17:39Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T13:17:39Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
153139 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78363 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A decadência da era industrial, cujos fatores de produção eram o capital e o trabalho, abre espaço para a era do conhecimento. Até o momento, em livros, artigos, periódicos, na imprensa falada e escrita, enfim na mídia de uma forma geral, muito se tem comentado acerca do novo cenário pós era industrial, dando início a uma sociedade baseada na informação e no conhecimento. Porém, pouco tem sido o esforço de condensar aquilo que deva ser a gestão no contexto desse novo cenário, onde os modelos de gestão organizacional são reinventados para dar suporte à competitividade das organizações. Este trabalho procura sintetizar as áreas mais relevantes dentro desse novo ambiente de gestão, onde são abordadas teorias antigas, em confronto com novas e/ou adaptações, os novos paradigmas, dentro da limitação de passar um escopo dos elementos constituintes sem perder a visão do contexto dos mesmos em relação ao todo. Em seguida, é abordado um caso que atesta o uso de técnicas relacionadas às novas teorias desse novo cenário para criar um ambiente, ainda que incipiente, onde a gestão da informação e do capital humano - no processo de criação da base de conhecimento - possa fornecer subsídios para melhoria de processos relacionados à agilidade no acesso à informação e ao atendimento ao cliente, desenvolvimento de novos produtos (como treinamentos) e liberação de profissionais de atividades operacionais para atividades mais ligadas ao desenvolvimento de suas habilidades e conhecimento. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xv, 115f.| il., tabs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão de empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Gestão do conhecimento :: o caso de uma empresa de alta tecnologia / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Castro, João Ernesto E. |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar