Comunicação interpessoal entre cliente e aluno do curso técnico de enfermagem à luz do referencial de I.King
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lacerda, Maria Ribeiro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Aguiar, Raymunda Viana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T13:07:09Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T13:07:09Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
175152 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78345 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Trabalho de pesquisa descritivo-exploratória, com alunos do Curso Técnico em Enfermagem e clientes de um hospital-escola localizado na cidade de Curitiba/PR. Objetivou-se analisar as percepções do cliente e do aluno no tocante à comunicação interpessoal, no processo de interação no período do estágio hospitalar. O referencial teórico escolhido foi a Teoria do Alcance dos Objetivos, de Imogene King, com ênfase no Sistema Interpessoal. A coleta de dados utilizou de entrevista semi-estruturada com o cliente e questionários com perguntas abertas com o aluno. A análise dos dados permitiu constatar que o cliente, aceita ser atendido pelos alunos, por receberem destes, tratamento carinhoso, apesar do medo e do receio que eles demonstram. O aluno, mesmo percebendo a necessidade de dispensar tratamento atencioso ao cliente, teme estar assumindo posturas antiéticas. As barreiras à comunicação apontadas pelos alunos relacionam-se à sua pouca idade e a sua própria personalidade. Apesar delas, no entanto, conseguem interagir e desenvolver suas atividades. O presente trabalho vem enfatizar a importância de um ensino que desenvolva no futuro Técnico em Enfermagem capacidade e competência comunicativa, valorizando formas mais humanas de relacionamento interpessoal. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino técnico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação interpessoal |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Relações humanas |
pt_BR |
dc.title |
Comunicação interpessoal entre cliente e aluno do curso técnico de enfermagem à luz do referencial de I.King |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar