Trading companies: análise do perfil, estratégias e tendências das empresas brasileiras
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Caravantes, Geraldo Ronchetti. |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Kunzler, Jacob Paulo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T12:49:09Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T12:49:09Z |
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dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181805 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78326 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta o perfil, as estratégias e as tendências do modelo de Trading Companies brasileiras puras. Caracteriza-se como um estudo de caso, com análises quantitativas e qualitativas específicas do universo de empresas com Certificado de Registro Especial junto ao Governo brasileiro. O trabalho embasou-se a partir de cinco perguntas norteadoras - as principais funções e estruturas de uma empresa real; as características e estratégias utilizadas pelas Tradings; o perfil recomendado para um Trader; a tendência de participação das Tradings no mercado exportador brasileiro; e a influência do ambiente internacional nas estratégias competitivas das Trading Companies - as quais possibilitaram desvelar informações inéditas e valiosas para a compreensão dos rumos do segmento de Trading Companies e do comércio exterior brasileiro. Como destaque, citam-se algumas conclusões: as funções das Tradings variam e a estrutura parece combinar com o modelo institution building; Tradings de elevada especialização e estruturas apropriadas têm maior acesso ao mercado; as Tradings estão perdendo forças competitivas diante da política brasileira de ampliação da base exportadora e da atuação das empresas comerciais exportadoras comuns e estão apresentando, inclusive, forte involução no número de empresas e exportações, a partir das mudanças do cenário internacional e da abertura comercial do Brasil; as empresas Tradings mudaram a sua atuação de somente exportadoras para, exportadoras e importadoras ou, em alguns casos, exclusivamente importadoras; e o perfil desejado para o Trader está relacionado às variáveis que influenciam o comércio internacional |
pt_BR |
dc.format.extent |
xv, 147 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empresas comerciais exportadoras |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.title |
Trading companies: análise do perfil, estratégias e tendências das empresas brasileiras |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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