Um modelo MCDA para avaliar os serviços de telecomunicações prestados por concessionárias à Caixa Econômica Federal em Santa Catarina, visando seu aperfeiçoamento

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Um modelo MCDA para avaliar os serviços de telecomunicações prestados por concessionárias à Caixa Econômica Federal em Santa Catarina, visando seu aperfeiçoamento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ensslin, Leonardo pt_BR
dc.contributor.author Dluhosch Filho, Alberto Henrique pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T10:39:14Z
dc.date.available 2012-10-17T10:39:14Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 188932 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78127
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta a construção de um modelo multicritério para apoiar o processo de tomada de decisão sobre o sistema de telecomunicações da Caixa Econômica Federal em SC. Era necessário estruturar o conhecimento existente, avaliar a situação atual, e propor recomendações de aperfeiçoamento a serem implementadas nos serviços de telecomunicações fornecidos pelas concessionárias, através de uma metodologia solidamente fundamentada e cientificamente reconhecida. Foi então utilizada a metodologia MCDA, (MultiCriteria in Decision Aid), a qual permite integrar aspectos objetivos e subjetivos do contexto decisório de uma maneira construtivista. A partir de uma situação inicial complexa e caótica, o conhecimento dos decisores foi organizado em mapas de relações meios-fins, levando em consideração os aspectos objetivos e subjetivos percebidos pelos decisores da Caixa Econômica Federal em Santa Catarina. A construção dos mapas permitiu elaborar a árvore de valor, bem como identificar os critérios de avaliação com seus respectivos descritores. Foi utilizado então o método MACBETH para gerar as funções de valor de cada descritor, e posteriormente também para identificar as taxas de compensação entre os critérios de avaliação. Aplicando o modelo construído, foram identificadas diversas oportunidades de aperfeiçoamento nos serviços de telecomunicações, que foram pontuadas segundo os juízos de valor dos decisores. Como resultado, foi obtido um modelo MCDA que expressa com clareza e fidelidade a percepção dos decisores. As etapas de estruturação, avaliação e recomendações do modelo MCDA são apresentadas detalhadamente ao longo do trabalho. O modelo obtido ampliou o conhecimento de todos os atores envolvidos, melhorou a comunicação entre eles e trouxe transparência às questões de telecomunicações entre a Caixa Econômica Federal e as concessionárias em SC. pt_BR
dc.format.extent ii, 228 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Telecomunicações pt_BR
dc.subject.classification Prestação de serviços pt_BR
dc.subject.classification Qualidade pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de suporte de decisao pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio por criterio multiplo pt_BR
dc.title Um modelo MCDA para avaliar os serviços de telecomunicações prestados por concessionárias à Caixa Econômica Federal em Santa Catarina, visando seu aperfeiçoamento pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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