Qualidade de vida no trabalho de docentes da Universidade Estadual do Maranhão: depende do eu, da Instituição ou de nós?
Show full item record
Title:
|
Qualidade de vida no trabalho de docentes da Universidade Estadual do Maranhão: depende do eu, da Instituição ou de nós? |
Author:
|
Costa, Gustavo Pereira da
|
Abstract:
|
O presente trabalho teve como objetivo analisar os fatores correspondentes à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de Docentes da Universidade Estadual do Maranhão com base em fatores encontrados na revisão de literatura. Para tanto se procurou saber o que os docentes entendem por QVT, identificar como os mesmos percebem sua QVT, descobrindo os fatores de QVT na UEMA e relacionando-os com a literatura. Este estudo caracterizou-se pela adoção de uma abordagem predominantemente qualitativa. O tipo do estudo é exploratório-descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e de análise documental. Os resultados obtidos demonstraram que a Qualidade de Vida no Trabalho dos Docentes na UEMA pode ser compreendida através de quatro fatores: o ambiente físico, o relacionamento interpessoal, as políticas da organização e o sentido do trabalho. Estes fatores foram dispostos num Quadro de Referência para estudar QVT em instituições congêneres, o que é a principal contribuição deste trabalho, por se tratar de conhecimento básico e aplicado. Do diálogo com a literatura depreendeu-se que não há uma diferença crucial entre os modelos da UEMA e os demais, havendo outrossim singularidades de contexto e de significado. Emergiu como um grande tema para reflexão o conforto físico e o sócio-afetivo. Verificou-se, ainda, que a UEMA deve buscar a humanização das relações de trabalho como uma forma de contribuir para um viver individual e coletivo mais saudável. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78105
|
Date:
|
2000 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar