O trágico e o moral em Nelson Rodrigues

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O trágico e o moral em Nelson Rodrigues

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Castelli, Marco Antonio pt_BR
dc.contributor.author Seibt, Rosana Trevisol pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T08:58:40Z
dc.date.available 2012-10-17T08:58:40Z
dc.date.issued 2012-10-17T08:58:40Z
dc.identifier.other 272849 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77950
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidde Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 1998 pt_BR
dc.description.abstract No texto dramatúrgico, escrito para ser encenado, estão contidas, por meio das rubricas do artista dramaturgo, todas as diretrizes para sua concretização cênica, que ficará a cargo dos diretores e atores, artistas da encenação. Devido a esse fato singular que une duas formas artísticas distintas, a relação teatro e literatura apresenta-se íntima e complexa. Ao tentar interpretar o movimento do escritor na obra dramática implica o levantamento da questão do teatro e as singularidades que o diferenciam da literatura enquanto formas estéticas definidas. No conjunto das dezessete peças que compõem a obra dramatúrgica de Nelson Rodrigues, desfilam conflitos humanos intensificados pela profunda caracterização psicológica dos personagens. É inegável em sua obra as marcas do repórter policial, hábil observador social, e do leitor atencioso dos clássicos da dramaturgia moderna. Estas constatações geraram algumas indagações acerca das influências que o autor teria sofrido ao compor um universo ficcional tão intenso de humanidade e emoção. Por isso, rastreando suas Memórias, entrevistas e biografias, bem como os dramaturgos seus precursores, busca-se a compreensão das diretrizes que nortearam sua criação. O teatro de Nelson Rodrigues tem sido classificado pelo próprio autor e pela crítica geral de 'tragédias cariocas'. Por isso, fazem-se algumas incursões aos estudos dos elementos trágicos na obra de arte, da clássica à moderna, a fim de legitimar ao autor o conceito de tragicista. Entendendo que na base dos conflitos explorados pela dramaturgia rodrigueana, encontra-se a questão da sexualidade do indivíduo em confronto com a moral preconizada pela sociedade, busca-se a origem e questiona-se o valor dessa norma moral que, embora instituída para organizar os comportamentos sociais pode, muitas vezes, gerar conflitos abissais para o homem frente ao mundo que o rodeia. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Literatura brasileira pt_BR
dc.subject.classification Teatro (Literatura) pt_BR
dc.subject.classification Tragedia pt_BR
dc.subject.classification Sexualidade pt_BR
dc.title O trágico e o moral em Nelson Rodrigues pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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