Girls don't climb trees. Boys don't cry : a critical discourse analysis of gender roles in a narrative for children

DSpace Repository

A- A A+

Girls don't climb trees. Boys don't cry : a critical discourse analysis of gender roles in a narrative for children

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor HEBERLE, Viviane Maria pt_BR
dc.contributor.author Prawucki, Rubens pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T07:35:43Z
dc.date.available 2012-10-17T07:35:43Z
dc.date.issued 1998
dc.date.submitted 1998 pt_BR
dc.identifier.other 149138 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77797
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
dc.description.abstract Nesta dissertação investigo o livro Aninha e João (1994) a partir da perspectiva da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1989; 1992) e da gramática sistêmico-funcional de Halliday (1985; 1994). Como o livro propõe-se a questionar as diferenças de educação entre meninas e meninos na sociedade, o objetivo da pesquisa é analisá-lo (1) estudando os elementos textuais que as escritoras fazem uso para questionar tais diferenças assim como transitividade (ibid.) e o modelo Problema-Solução (Hoey, 1983) e (2) observando o contexto sócio-histórico e ideológico da produção e interpretação a partir do ponto de vista de alguns (as) jovens leitores(as) (Bakhtin, 1995). Desta integraçao TEXTO-CONTEXTO, chego a conclusão que as escritoras e leitores(as) estão despertos para o tópico relações de gênero. Entretanto, contradições originárias de um mundo interdiscursivo são perceptíveis quando estes sujeitos/atores sociais comprometem-se a expressar sentidos sobre a temática em questão. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Analise do discurso narrativo pt_BR
dc.subject.classification Narrativa (Retorica) pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title Girls don't climb trees. Boys don't cry : a critical discourse analysis of gender roles in a narrative for children pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
149138.pdf 1.385Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar