Girls don't climb trees. Boys don't cry : a critical discourse analysis of gender roles in a narrative for children
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
HEBERLE, Viviane Maria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Prawucki, Rubens |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T07:35:43Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T07:35:43Z |
|
dc.date.issued |
1998 |
|
dc.date.submitted |
1998 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
149138 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77797 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta dissertação investigo o livro Aninha e João (1994) a partir da perspectiva da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1989; 1992) e da gramática sistêmico-funcional de Halliday (1985; 1994). Como o livro propõe-se a questionar as diferenças de educação entre meninas e meninos na sociedade, o objetivo da pesquisa é analisá-lo (1) estudando os elementos textuais que as escritoras fazem uso para questionar tais diferenças assim como transitividade (ibid.) e o modelo Problema-Solução (Hoey, 1983) e (2) observando o contexto sócio-histórico e ideológico da produção e interpretação a partir do ponto de vista de alguns (as) jovens leitores(as) (Bakhtin, 1995). Desta integraçao TEXTO-CONTEXTO, chego a conclusão que as escritoras e leitores(as) estão despertos para o tópico relações de gênero. Entretanto, contradições originárias de um mundo interdiscursivo são perceptíveis quando estes sujeitos/atores sociais comprometem-se a expressar sentidos sobre a temática em questão. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Analise do discurso narrativo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Narrativa (Retorica) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Girls don't climb trees. Boys don't cry : a critical discourse analysis of gender roles in a narrative for children |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar