Processo educativo participativo com enfoque na ajuda a familia: uma experiencia na disciplina de enfermagem cirurgica
Show full item record
Title:
|
Processo educativo participativo com enfoque na ajuda a familia: uma experiencia na disciplina de enfermagem cirurgica |
Author:
|
Grüdtner, Dalva Irany
|
Abstract:
|
Neste trabalho, se propôs desenvolver um processo educativo participativo junto a discentes, docentes e equipe assistencial de Enfermagem, com o objetivo de ajudar a Família do indivíduo que necessita de intervenção cirúrgica em uma unidade hospitalar. O referencial teórico foi composto de conceitos da Pedagogia Problematizadora de Freire e da teoria de Relação Interpessoal de Travelbee. Tal estudo seguiu uma trajetória crescente, da aprendizagem para o ensino a ajudar a Família. Iniciou com a sensibilização dos atores-docentes, que após discussão e reflexão, decidiram pela relevância da temática. Após ensaio, a proposta foi reformulada e aplicada com os acadêmicos da disciplina alvo. Num terceiro momento introduziu-se estratégias como oficinas e Ajuda na Sala de Espera. Os discentes revelaram satisfação em participar deste tipo de ensino. Ao analisar os dados pode-se afirmar que é possível introduzir esta ajuda numa disciplina já estruturada, a julgar pelo interesse e participação demonstrados pela maioria dos envolvidos. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 1997 |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77304
|
Date:
|
1997 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar