O papel do conhecimento previo na compreenSão de textos didaticos

DSpace Repository

A- A A+

O papel do conhecimento previo na compreenSão de textos didaticos

Show full item record

Title: O papel do conhecimento previo na compreenSão de textos didaticos
Author: Souza, Lorena Consolata Pelin de
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de propiciar reflexões sobre a compreensão em leitura no que se refere ao papel do conhecimento prévio na compreensão de textos didáticos. Está ancorado numa pesquisa feita numa 5a série do 1o grau de uma escola do município de São José, SC. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários tendo como base textos didáticos fornecidos pelos professores. Tentou-se mostrar uma correlação entre o conhecimento prévio e a compreensão, encontrando-se, entretanto, estatisticamente, um grau de contingência menor que o esperado. Pode-se afirmar que a compreensão dos textos e perguntas deixou muito a desejar e que a manipulação de pistas textuais proporcionou um bom desempenho frente a perguntas denominadas "localizadoras". Enfim, pode-se perceber a dificuldade de se tentar analisar os processos cognitivos da leitura, principalmente quando se tratar de uma situação normal em sala de aula, seja pelo difícil acesso aos processamentos ou pela acomodação do pensamento a que o aluno está exposto continuamente.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76846
Date: 1992


Files in this item

Files Size Format View
88425.pdf 3.600Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar