A compreensão da experiencia de ser cuidadora de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva pediatrica

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A compreensão da experiencia de ser cuidadora de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva pediatrica

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Título: A compreensão da experiencia de ser cuidadora de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva pediatrica
Autor: Wolff, Lillian Daisy Gonçalves
Resumo: Pesquisa-cuidado que desvela o significado da experiência de ser cuidadora através da percepção das enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. A pesquisa fenomenológica teve como questão norteadora o que é ser cuidadora de enfermagem. O cuidado transpessoal que ocorreu no encontro entre a cuidadora-pesquisadora e cada um dos sujeitos facilitou-lhes o seu discurso espontâneo sobre o significado que a sua consciência atribuiu ao vivido. A trajetória fenomenológica permitiu a identificação de categorias que revelaram diversos aspectos da experiência das cuidadoras, tais como: a reflexão como auto-ajuda, o apreço pelo cuidar; o pensamento dos leigos sobre o seu trabalho; o limite do cuidado, o estresse; o cuidar de si; a condição de ser mulher; a valorização do fazer e a desvalorização deste profissional, a ambivalência quanto a cuidar dos outros e descuidar-se, cuidar da família ou trabalhar, razão e emoção, saber formal e o que advém da prática; a fé, as fontes de realização, o alcance das intenções das pessoas, ouvir o outro como uma forma de cuidado; o vínculo com as criançaso convívio e comunicação com os pais das crianças, a consciência ética; a morte e o morrer, o cuidado aos pais diante da morte dos filhos, e o sentimento de impotência. A síntese do significado da experiência das cuidadoras desvelou vários horizontes do cuidado de enfermagem, levando-me a destacar que a enfermagem atua lado a lado com outras profissões da área da saúde, contudo possui sua própria identidade, o seu próprio processo de cuidar fundamentado em princípios morais, éticos e científicos.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76542
Data: 1996


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