Labirinto encantado: um estudo antropologico sobre as praticas sociais das equipes de baloeiros na cidade de Curitiba

DSpace Repository

A- A A+

Labirinto encantado: um estudo antropologico sobre as praticas sociais das equipes de baloeiros na cidade de Curitiba

Show full item record

Title: Labirinto encantado: um estudo antropologico sobre as praticas sociais das equipes de baloeiros na cidade de Curitiba
Author: Wawzyniak, Sidinalva Maria dos Santos
Abstract: Análise interpretativa da arte do balão, uma prática social existente no universo urbano que tem como atores sociais o grupo dc baloeiros. A singularidade encontrada nesse universo revela como as pessoas ou grupos sociais vão constituindo estratégias de convivência na cidade. Por meio de grupos criados a partir de interesses comuns, as pessoas vão mapeando a cidade e criando fronteiras que resguardam seus códigos. Curitiba, cidade ecológica planejada, de certa forma, sempre procurou legitimar práticas culturais de lazer (mantendo a sua forma original ou reelaborando-a), criando espaço próprio. No caso das equipes de baloeiros, os planejadores, até 1993, eram contrários à existência dessa prática por representar um risco para o planejamento. Esta prática é vista como depredadora, marginal, que causa danos à populacão e ao meio ambiente, portanto inviável ecologicamente. Como essa prática cresceu de forma significativa a partir dos anos 80, os planejadores criaram uma forma de incorporá-la à estrutura de planejamento incentivando a prática do balonismo por meio de um campeonato de balão a gás.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Florianópolis, 1995.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76336
Date: 1995


Files in this item

Files Size Format View
103105.pdf 12.88Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar