Gender issues in the visual representations of brazilian efl textbooks

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Gender issues in the visual representations of brazilian efl textbooks

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Título: Gender issues in the visual representations of brazilian efl textbooks
Autor: Feronha, Maria de Lourdes Amante
Resumo: Estudo investigativo de questões relacionadas a gênero em representações visuais. Observa como a mulher (em contraste com o homem) é representada em ilustrações e cartuns usados em livros didáticos de inglês, editados e impressos no Brasil. Visa revelar os discursos subjacentes à questão do gênero e analisa as representações visuais quantitativa e qualitativamente, considerando a linguagem verbal (fala) e não-verbal (desenho) na contrução da identidade e do papel dos participantes representados pictoricamente. Cartuns e ilustrações, aqui denominados representações visuais, apresentam características comuns no que se refere à forma (formato e estilo) e ao conteúdo (tema e significado) e são analisados como 'narrativas visuais' conforme Camargo, 1990 com base nos conceitos de ideologia, dominação e poder, são fundamentais para a abordagem linguística adotada _ Critical Language Study (Fairclough, 1989). A identidade e o papel dos participantes nas representações visuais são estabelecidos a partirdos signos verbais e não verbais. As representações de participantes masculinos, conteúdo (qualidade) e número (quantidade), são usadas para efeito de contraste com as representações de participantes femininos. A combinação dos signos verbais e não verbais é observada para investigar como ocorre a interação desses signos no macrocosmo das representações visuais, bem como o papel por eles desempenhado na construção da identidade e no papel dos participantes. Os dados qualitativos referentes a conotações e valores positivos ou negativos implícitos nas representações visuais são usados para determinar e comparar o conteúdo, enquanto os dados quantitativos referentes a freqüência e número, fornecem suporte à discussão em termos de contraste. Cinco séries de livros didáticos de inglês editados entre 1985 e 1995, contendo um total de 2.644 páginas foram o objeto de investigação. Das 2.414 representações visuais investigadas, 1.672 representam pictoricamente participantes do sexo masculinos, enquanto 773 representam participantes do sexo feminino. A análise qualitativa das representações revela diferenças no que se refere ao estatus e prestígio subjacentes aos papéis desempenhados pelas mulheres nas situações representadas pictoricamente. Os participantes do sexo masculino são freqüentemente representados em situações e profissões que envolvem prestígio e poder, em oposição às participantes do sexo feminino, que na maior parte das representações estão envolvidas com tarefas domésticas ou desempenhando funções às quais se atribui menor estatus social. A abordagem teórica segue a visão e o modelo de Kress e Leeuween (1990) para a leitura de imagens e ressalta a importância e a função de cartuns e ilustrações, bem como a necessidade de abordá-los mais abrangente e criticamente em sala de aula, uma vez que tais representações refletem uma ideologia, aqui entendida como 'um conjunto sistemático de idéias organizadas a partir de um ponto de vista' (Kress e Hodge, 1979). O estudo revela que como produtos de uma ideologia, as representações visuais não se restringem a tornar os textos mais atraentes e leves para o aluno, mas também transmitem, disseminam e reforçam valores e ideologias dominantes; tendendo portanto, a desfavorecer e desvalorizar a mulher no que se refere à divisão de gênero.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Inglês e Literatura Correspondente.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76269
Data: 1995


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