Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines
Show full item record
Title:
|
Good girls go to heaven; bad girls... learn to be good : critical discourse analysis of quizzes in teenage girl's magazines |
Author:
|
Ostermann, Ana Cristina
|
Abstract:
|
Nesta dissertação investigo 15 quizzes ou testes de comportamento em revistas para adolescentes: Teen, Seventeen, Sassy, e Capricho, usando a metodologia de Análise Crítica do Discurso. O objetivo é demonstrar que o quiz não é um texto tão inocente como parece ser. Além de encorajar o auto-escrutínio, os quizzes funcionam como instrumentos disciplinadores, visando à correta socialização das adolescentes. Com base no modelo Problema-Solução, analiso a macro-estrutura dos quizzes, e aponto as possíveis relações entre o elemento discursivo Problema e o problema do mundo real. As produtoras destes textos avaliam e classificam as meninas como boas ou más, e prescrevem um comportamento geralmente sexista. Através da análise das características conversacionais dos quizzes: a estrutura de interação, os marcadores do discurso da linguagem falada, o vocabulário adolescente, e a personalização sintética, mostro que estes textos são construídos com base no modelo conversacional de discurso. O uso deste modelo é uma estratégia que visa amenizar a posição autoritária das produtoras destes textos, e que gera alto grau de informalidade nos quizzes, disfarçando seu papel principal: disciplinar as adolescentes a serem boas meninas. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76202
|
Date:
|
1995 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar