A informatica no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina /

DSpace Repository

A- A A+

A informatica no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vahl, Teodoro Rogerio pt_BR
dc.contributor.author Schenini, Elisabeth pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T04:00:55Z
dc.date.available 2012-10-16T04:00:55Z
dc.date.issued 1991
dc.date.submitted 1991 pt_BR
dc.identifier.other 82251 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75741
dc.description Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socio-Economico. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa analisou os recursos de informática disponíveis na UFSC e suas demanda para o desenvolvimento de atividades-fim e meio. Tratou-se de um estudo de caso de natureza descritiva e exploratória, não experimental, cujos dados foram coletados através de questionários e entrevistas, no período 1988-89. A análise dos dados foi feita através da utilização de técnicas de estatística descritiva e exploratória. Constatou-se que a implantação da informática na UFSC foi fortemente impulsionada pelo Programa Nova Universidade e seu desenvolvimento deveu-se, principalmente, a projetos de pesquisa e convênios, cujos recursos permitiram a aquisição de expressiva parcela dos equipamentos disponíveis. O percentual de usuários técnico-administrativos foi de 13,2% e o de usuários capacitados 69,7%. Verificou-se uma demanda predominantemente para fins acadêmicos, tanto em se tratando dos recursos do Núcleo de Processamento de Dados (91,2%), como dos microcomputadores disponíveis (93,2%). A pesquisa evidenciou que 67,5% dos micros tiveram ocupação superior a 6 horas/dia embora a demanda na maioria dos departamentos fosse igual ou inferior a 6 horas/dia. Dos 46 departamentos analisados 6 possuíam 69,9% do total de equipamentos. A análise de regressão mostrou que apenas as variáveis "nº de equipamentos" e "área do conhecimento" apresentaram evidência de associação com o nº de horas de utilização por micro. pt_BR
dc.format.extent xi, 226f.| il., grafs., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.title A informatica no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
82251.pdf 6.857Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar