A intuição fonologica do aprendiz do codigo escrito

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A intuição fonologica do aprendiz do codigo escrito

Mostrar registro completo

Título: A intuição fonologica do aprendiz do codigo escrito
Autor: Volpato, Arceloni Neusa
Resumo: O presente trabalho teve como proposta demonstrar e compreender a instituição fonológica desenvolvida pela criança na sua apropriação do sistema escrito embasando-se no trabalho de Read (1975). A pesquisa foi realizada com 160 de crianças de nível sócio econômico distintos pertencentes a rede municipal de ensino: Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes no Campeche e a rede particular: Alferes Tiradentes no Centro. As crianças freqüentavam a primeira série de escolarização a nível de alfabetização. A colheita de material transcorreu-se entre abril e setembro de 1986 onde foram obtidas as produções gráficas para posterior análise do trabalho e conseqüentemente inferência das regras fonológicas internalizadas pelas crianças. A análise do trabalho aponta um ser dinâmico capaz de estabelecer seus próprios critérios de graduação ao acesso do sistema de representação do escrito para posterior domínio das regras ortográficas vigentes.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75635
Data: 1990


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
79182.pdf 7.601Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar