Los procesos de seleccion de alumnos de la Universidad Federal de Santa Catarina (Brasil) y de la Universidad de Concepcion (Chile) y su relacion con el rendimiento de estos durante el primer ano deestudios
Show full item record
Title:
|
Los procesos de seleccion de alumnos de la Universidad Federal de Santa Catarina (Brasil) y de la Universidad de Concepcion (Chile) y su relacion con el rendimiento de estos durante el primer ano deestudios |
Author:
|
Larronde, Eduardo Enrique Lyon
|
Abstract:
|
O tema objeto da presente pesquisa refere-se aos sistemas de ingresso a Educação Superior. A pesquisa objetivou conhecer a eficácia dos sistemas vigentes na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidad de Concepción através da medição, por métodos estatísticos, da correlação existente entre os escores de postulação e o rendimento acadêmico dos alunos durante o primeiro ano de estudos na universidade. além disto, procurou-se conhecer quais seriam os pesos ideais dos atuais fatores de seleção no cálculo dos escores de seleção. O método utilizado foi o de "análise exploratória de dados", que procura familiarizar-se com o problema em estudo. com este objetivo, foi estudado o processo de seleção de três cursos (Direito, Engenharia e Medicina) das universidades objeto da pesquisa. Como conclusão geral deste estudo, podemos destacar a importância que representam os processos de seleção e a necessidade da existência de estudos sistemáticos referentes a este tema. as conclusões obtidas deixam dúvidas sobre a eficácia dos atuais sistemas de seleção às universidades e, estimula o desenvolvimento de trabalhos semelhantes que permitam ratificar ou não os resultados obtidos nesta pesquisa. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socio-Economico |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75511
|
Date:
|
1988 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar