Pedidos de informação no portugues

DSpace Repository

A- A A+

Pedidos de informação no portugues

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lira, Solange de Azambuja pt_BR
dc.contributor.author Meyer, Maria Ines Cardoso da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T01:07:30Z
dc.date.available 2012-10-16T01:07:30Z
dc.date.issued 1987
dc.date.submitted 1987 pt_BR
dc.identifier.other 83636 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75417
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
dc.description.abstract O propósito desta dissertação é analisar os Pedidos de Informação na Língua Portuguesa. A análise se baseia em dados naturais e elicitados. Os dados naturais foram colhidos em 4 situações diversas e os dados elicitados foram obtidos mediante entrevistas pautados em um álbum de recortes. A metodologia de pesquisa de campo para coleta de dados foi baseada no modelo de pesquisa sociolingüística desenvolvida por Dell Hymes (1964). O modelo utilizado para análise foi o de Blum-Kulka & Olshtain (1984). Os resultados da análise dos dados nos mostraram que os pedidos variam muito em sua estrutura, estando principalmente condicionados a fatores extra-lingüísticos. Desta maneira estudamos estas variações relacionando-se a 4 fatores: sexo, classe, situação e figuras. Os pedidos de informação mostraram-se fonte rica e inesgotável de dados para pesquisa devido ao fato de serem tema vasto e inexplorado na Língua Portuguesa. pt_BR
dc.format.extent xii, 108f.| il pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Atos de fala (Linguistica) pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Lingua portuguesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.title Pedidos de informação no portugues pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
83636.pdf 4.111Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar