O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Mostrar registro completo

Título: O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Autor: Deschamps, Marcelo; Miranda, Cristina M. Schmitt; Mainardes, Emerson; Silveira, Amélia
Resumo: O ambiente no qual estão inseridas as instituições de ensino superior (IES) tornou-se competitivo. As estratégias de marketing, especialmente as com foco no relacionamento, têm apresentado diferenças para a captação e retenção de alunos em cursos de graduação. Os estudos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como mais uma ferramenta de relacionamento entre as IES e seus alunos torna-se importantes. O objetivo deste estudo é, portanto, identificar os fatores considerados relevantes nos AVAs para facilitar a construção de um relacionamento mais duradouro entre as IES e seus alunos. Esta pesquisa descritiva, com método quantitativo, realizou-se com 241 alunos dos cursos de graduação em administração de duas IES, do último semestre, uma de Joinville, SC e outra de Blumenau, SC. Pressupõe-se que estes alunos do ultimo ano têm mais experiência com os AVAs, e tiveram mais tempo para desenvolver um relacionamento de mais duradouro com estas instituições. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, com questões predominantemente fechadas e a adoção do escalograma de Likert. Entre as características mais importantes e valorizadas pelos alunos estão as notas das disciplinas; conteúdos das disciplinas e materiais de aulas; contato com professores (emails/mensagens); serviços de matrícula e pagamentos on-line; e acesso à biblioteca.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68275
Data: 2006-12-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
t0075.pdf 202.9Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar