A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora

DSpace Repository

A- A A+

A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora

Show simple item record

dc.contributor.author Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
dc.contributor.author Pedron, Luana Elise
dc.contributor.author Schlickmann, Raphael
dc.contributor.author Moretto Neto, Luis
dc.date.accessioned 2012-10-11T15:50:40Z
dc.date.available 2012-10-11T15:50:40Z
dc.date.issued 2006-12-10
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68117
dc.description.abstract A universalidade da obra de Paulo Freire decorre da aliança entre teoria-prática, defendendo a crítica, o diálogo e autonomia na educação. O ensino do empreendedorismo voltado ao desenvolvimento social sustentável vai ao encontro das teorias de Freire. Essa metodologia é denominada Pedagogia Empreendedora e foi proposta por Dolabela (2003). Com isso, por meio de uma revisão teórica e bibliográfica, este artigo tem como objetivo analisar a Pedagogia Empreendedora proposta por Dolabela (2003), bem como a proposta por Freire, e verificar se há relações às idéias dos mesmos. Os dois autores remetem a uma reflexão constante da realidade a fim de compreender as várias relações de poder, as ideologias, a inclusão de conhecimentos das diversas culturas existentes, os diferentes espaços de discussão, enfim, uma pedagogia crítica que privilegia os conteúdos socialmente válidos. Conclui-se, portanto, que há vários pontos congruentes entre as idéias dos autores em estudo, Paulo Freire e Dolabela com a Pedagogia Empreendedora. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
t0050.pdf 151.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar