A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora
Show simple item record
dc.contributor.author |
Pacheco, Andressa Sasaki Vasques |
|
dc.contributor.author |
Pedron, Luana Elise |
|
dc.contributor.author |
Schlickmann, Raphael |
|
dc.contributor.author |
Moretto Neto, Luis |
|
dc.date.accessioned |
2012-10-11T15:50:40Z |
|
dc.date.available |
2012-10-11T15:50:40Z |
|
dc.date.issued |
2006-12-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68117 |
|
dc.description.abstract |
A universalidade da obra de Paulo Freire decorre da aliança entre teoria-prática, defendendo a crítica, o diálogo e autonomia na educação. O ensino do empreendedorismo voltado ao desenvolvimento social sustentável vai ao encontro das teorias de Freire. Essa metodologia é denominada Pedagogia Empreendedora e foi proposta por Dolabela (2003). Com isso, por meio de uma revisão teórica e bibliográfica, este artigo tem como objetivo analisar a Pedagogia Empreendedora proposta por Dolabela (2003), bem como a proposta por Freire, e verificar se há relações às idéias dos mesmos. Os dois autores remetem a uma reflexão constante da realidade a fim de compreender as várias relações de poder, as ideologias, a inclusão de conhecimentos das diversas culturas existentes, os diferentes espaços de discussão, enfim, uma pedagogia crítica que privilegia os conteúdos socialmente válidos. Conclui-se, portanto, que há vários pontos congruentes entre as idéias dos autores em estudo, Paulo Freire e Dolabela com a Pedagogia Empreendedora. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.title |
A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar