A Estratégia Competitiva da Universidade Comunitária Regional de Chapecó: UNOCHAPECÓ

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A Estratégia Competitiva da Universidade Comunitária Regional de Chapecó: UNOCHAPECÓ

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pit, Paulo Roberto
dc.contributor.author Andrade, Arnaldo Rosa De
dc.date.accessioned 2012-10-11T15:37:04Z
dc.date.available 2012-10-11T15:37:04Z
dc.date.issued 2006-12-10
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68093
dc.description.abstract Verificou-se que a partir da promulgação da nova constituição federal em 1988 e a posterior aprovação da nova LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996, ocorreu um expressivo aumento no número de instituições de ensino superior atuando em todo Brasil, o que tem provocado uma mudança no cenário competitivo nesta área, principalmente com o acirramento da competição entre as instituições. Com isso surge um novo desafio para as Universidades Comunitárias Brasileiras, qual seja, adotar estratégias competitivas para continuar a atrair e manter alunos. Diante deste fato, o presente trabalho teve como tema a análise da estratégia competitiva da Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOHAPECÓ e como principais objetivos, verificar os impactos decorrentes do aumento da competição, identificar qual tem sido o seu posicionamento e ainda caracterizar a sua estratégia competitiva, de forma a oferecer subsídios para a formulação de estratégias competitivas por este tipo de universidade. Os dados foram obtidos a partir de pesquisa bibliográfica, de pesquisa documental e de entrevistas estruturadas com os principais dirigentes dessa instituição, escolhidos de forma não probabilística e intencional, num total de vinte e uma entrevistas. Como resultado da análise, verificou-se que o principal impacto desse aumento tem sido a queda na demanda. Diante disto a UNOCHAPECÓ tem adotado um posicionamento meio termo em relação ao aumento da concorrência, implementado tanto estratégias ofensivas como defensivas. A sua estratégia competitiva foi caracterizada como uma estratégia de diferenciação com um escopo estratégico amplo, segundo o modelo de Porter 1986 . pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title A Estratégia Competitiva da Universidade Comunitária Regional de Chapecó: UNOCHAPECÓ pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
t0047.pdf 206.5Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar