Uma Abordagem da Gestão da Educação Profissional Continuada: Um Estudo de Caso em Ciências Contábeis no Município de Fortaleza-CE

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma Abordagem da Gestão da Educação Profissional Continuada: Um Estudo de Caso em Ciências Contábeis no Município de Fortaleza-CE

Mostrar registro completo

Título: Uma Abordagem da Gestão da Educação Profissional Continuada: Um Estudo de Caso em Ciências Contábeis no Município de Fortaleza-CE
Autor: Lopes, Jorge Expedito de Gusmão; Ribeiro Filho, José Francisco; Avelino Junior, Francisco Marcelo; Pederneiras, Marcleide Maria Macêdo
Resumo: A presente investigação analisa se há, dentre os contadores do município de Fortaleza Ceará, uma cultura de Educação Profissional Continuada, na perspectiva de uma futura obrigatoriedade para garantir à sociedade melhores serviços profissionais nos termos da Resolução CFC nº 995/04 através da análise das atividades desempenhadas pelos contadores do município de Fortaleza, bem como através da análise e detecção dos fatores que têm motivado ou dificultado a busca pela Educação Continuada e averiguar os atributos considerados indispensáveis para o exercício profissional. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi o método indutivo com a utilização de questionário aplicado aos Contadores do município de Fortaleza registrados no Conselho Regional de Contabilidade do Ceará- CRC CE. Como conclusão, ficou evidenciado que a maior parte dos contadores do município de Fortaleza tem uma preocupação pelo aprendizado contínuo, entretanto, alguns teriam dificuldades para aceitarem a imposição de um Programa de Educação Profissional Continuada, por entenderem que existem fatores desmotivantes como: pouca ofertas de cursos, tendência a obrigatoriedade formal e um custo beneficio bastante discutível.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68075
Data: 2006-12-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
t0044.pdf 176.3Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar