Pode-se dizer que, em decorrência da complexidade e das crescentes alterações no mercado de trabalho, cada vez mais, novos tipos de profissionais, com diferentes experiências e conhecimentos são exigidos para compor a força de trabalho das empresas. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou descrever: (a) a percepção de graduandos em relação ao estágio/iniciação científica em sua formação; e (b) a percepção de discentes que desenvolveram uma pesquisa-ação. Para tanto, foram realizadas duas etapas de pesquisa: (1) a realização de entrevistas e observação direta não-participante com discentes que participaram de uma pesquisa-ação; e (2) a aplicação de questionários a discentes de diferentes cursos de graduação. Verificou-se que, utilizando-se a estratégia de pesquisa-ação na pesquisa, cria-se um grande potencial para a formação de conhecimento. No caso da pesquisa realizada sobre a percepção dos discentes em relação aos programas de estágio e de pesquisa, aponta-se que os discentes, em geral, acreditam que programas de estágio e de iniciação científica são importantes para a sua vida acadêmica e profissional. Conclui-se que atividades extracurriculares, tais como a iniciação científica e o estágio supervisionado, são muito importantes para a formação profissional dos graduandos.

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Pode-se dizer que, em decorrência da complexidade e das crescentes alterações no mercado de trabalho, cada vez mais, novos tipos de profissionais, com diferentes experiências e conhecimentos são exigidos para compor a força de trabalho das empresas. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou descrever: (a) a percepção de graduandos em relação ao estágio/iniciação científica em sua formação; e (b) a percepção de discentes que desenvolveram uma pesquisa-ação. Para tanto, foram realizadas duas etapas de pesquisa: (1) a realização de entrevistas e observação direta não-participante com discentes que participaram de uma pesquisa-ação; e (2) a aplicação de questionários a discentes de diferentes cursos de graduação. Verificou-se que, utilizando-se a estratégia de pesquisa-ação na pesquisa, cria-se um grande potencial para a formação de conhecimento. No caso da pesquisa realizada sobre a percepção dos discentes em relação aos programas de estágio e de pesquisa, aponta-se que os discentes, em geral, acreditam que programas de estágio e de iniciação científica são importantes para a sua vida acadêmica e profissional. Conclui-se que atividades extracurriculares, tais como a iniciação científica e o estágio supervisionado, são muito importantes para a formação profissional dos graduandos.

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Title: Pode-se dizer que, em decorrência da complexidade e das crescentes alterações no mercado de trabalho, cada vez mais, novos tipos de profissionais, com diferentes experiências e conhecimentos são exigidos para compor a força de trabalho das empresas. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou descrever: (a) a percepção de graduandos em relação ao estágio/iniciação científica em sua formação; e (b) a percepção de discentes que desenvolveram uma pesquisa-ação. Para tanto, foram realizadas duas etapas de pesquisa: (1) a realização de entrevistas e observação direta não-participante com discentes que participaram de uma pesquisa-ação; e (2) a aplicação de questionários a discentes de diferentes cursos de graduação. Verificou-se que, utilizando-se a estratégia de pesquisa-ação na pesquisa, cria-se um grande potencial para a formação de conhecimento. No caso da pesquisa realizada sobre a percepção dos discentes em relação aos programas de estágio e de pesquisa, aponta-se que os discentes, em geral, acreditam que programas de estágio e de iniciação científica são importantes para a sua vida acadêmica e profissional. Conclui-se que atividades extracurriculares, tais como a iniciação científica e o estágio supervisionado, são muito importantes para a formação profissional dos graduandos.
Author: SANTOS, JANE LUCIA SILVA; FREITAS JÚNIOR, OLIVAL DE GUSMÃO; VARVAKIS, GREGORIO; BARBIRATO, JOAO CARLOS CORDEIRO
Abstract: Este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de planejamento estratégico institucional integrado e o seu processo de elaboração e implementação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para realizar este estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso na UFAL, na qual os dados foram coletados utilizando-se análise de documentos e entrevistas, precedidos por um levantamento bibliográfico a fim de compreender melhor o tema em foco. Os resultados mostram que o processo de planejamento necessita de uma renovação contínua e que muitas dificuldades precisam ser superadas até chegar à maturidade de planejar, passando por processos de aprendizagem, mudanças e desenvolvimento organizacional. Assim, o modelo de planejamento apresentado neste trabalho leva a reflexão de que não basta apenas construir bons modelos de planejamento segundo o contexto da Universidade, mas que este precisa se tornar uma prática gerencial alinhada com as outras áreas da instituição.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/44283
Date: 2009-11-27


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