POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A “UNIVERSIDADE MICROONDAS”1: GESTÃO UNIVERSITÁRIA, TRABALHO DOCENTE E QUALIDADE DA FORMAÇÃO HUMANA SOB O EFEITO DO “MERCADO EDUCADOR”

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A “UNIVERSIDADE MICROONDAS”1: GESTÃO UNIVERSITÁRIA, TRABALHO DOCENTE E QUALIDADE DA FORMAÇÃO HUMANA SOB O EFEITO DO “MERCADO EDUCADOR”

Mostrar registro completo

Título: POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A “UNIVERSIDADE MICROONDAS”1: GESTÃO UNIVERSITÁRIA, TRABALHO DOCENTE E QUALIDADE DA FORMAÇÃO HUMANA SOB O EFEITO DO “MERCADO EDUCADOR”
Autor: SANTOS, APARECIDA DE FÁTIMA TIRADENTES DOS
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a situação do trabalho docente nas Instituições de Educação Superior (IES)2privadas no contexto de reestruturação operada neste setor nos últimos anos. Construímos a síntese sobre o fenômeno, examinamos sua concreticidade, a partir de alguns dos elementos que o compõem, organizados em dois eixos interrelacionados: os aspectos político-econômicos e os pedagógico-ideológicos. Examinaremos, assim, o processo de mercantilização da educação e reestruturação das bases técnicas e de gestão trabalho docente nas IES privadas, a ressiginificação das relações pedagógicas (sujeito/sujeito e sujeito/conhecimento), os efeitos sobre a qualidade da formação humana desenvolvida nestas instituições e sobre a identidade profissional do docente, a partir da análise dos seguintes elementos infra e superestruturais: neoliberalismo, reestruturação do capital, mudanças de paradigmas no mundo do trabalho, “crise” de paradigmas do conhecimento e as ações orgânicas empreendidas pelo capital e pelo trabalho neste setor.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39398
Data: 2009-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Política educac ... trabalho docente e qu.pdf 143.0Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar