VANTAGENS COMPETITIVAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA E TESTE DE UM MODELO
Show simple item record
dc.contributor.author |
MAINARDES, EMERSON WAGNER |
|
dc.contributor.author |
FERREIRA, JOÃO |
|
dc.contributor.author |
TONTINI, GERSON |
|
dc.date.accessioned |
2012-10-01T19:09:45Z |
|
dc.date.available |
2012-10-01T19:09:45Z |
|
dc.date.issued |
2009-11-27 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36803 |
|
dc.description.abstract |
A presente investigação teve como objetivo propor e testar um modelo conceitual que explique o processo de identificação das vantagens competitivas em uma instituição de ensino superior. Neste sentido, o estudo procurou unir três tradicionais abordagens teóricas ligadas a estratégias empresariais, adaptando-as ao setor educacional: as Teorias de Competitividade, a Teoria dos Recursos e Capacidades, e a Teoria dos Stakeholders. Para chegar ao modelo proposto na investigação, foi realizada uma revisão de literatura exaustiva sobre as estratégias em organizações educacionais sustentadas nas teorias identificadas. Com o apoio teórico destas três teorias, identificou-se os públicos ligados a estas instituições, e os fatores internos e externos às organizações educacionais que influenciam a identificação das vantagens competitivas. O modelo desenvolvido foi testado e validado em um estudo de caso realizado com uma universidade brasileira. Os dados evidenciam uma adequação das variáveis de medição propostas no modelo à instituição estudada. A principal contribuição do estudo foi a descoberta de indicadores de medição de cada variável do modelo proposto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.title |
VANTAGENS COMPETITIVAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA E TESTE DE UM MODELO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar