CURSOS DE CAPACITAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
Show full item record
Title:
|
CURSOS DE CAPACITAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. |
Author:
|
BATTISTI, PATRÍCIA; BRAND, ANIELE FISCHER; CARDOSO, JORDANA MARIA RAMOS
|
Abstract:
|
A educação a distância caracteriza-se por sua flexibilidade em torno da proposta de ensino, tendo sido favorecidas as interações entre docentes e discentes, apesar das distâncias, com o desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação. É uma possibilidade concreta e importante para a aprendizagem que é apontada com uma condição permanente e indispensável para os sujeitos da sociedade da informação. Portanto, faz-se necessário que os processos educacionais na EaD estimulem as pessoas a serem ativos no processo de construção do conhecimento, principalmente quando se tem presente que, no mundo contemporâneo, o conhecimento evolui de forma incontrolável e exige uma educação voltada para a autonomia do aprendiz, gerando uma metodologia do “aprender a aprender”. Nesta perspectiva, o presente artigo teve como objetivo principal analisar o processo de ensino-aprendizagem dentro dos novos contextos mediados pela tecnologia, através de um estudo de caso no curso de capacitação “Gestão de Recursos Humanos” do Projeto “O Saber para Conquistar um Lugar”, uma parceria do Ministério da Saúde com a Universidade Federal de Santa Catarina. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como descritiva, utilizando-se também de dados bibliográficos e análise estatística para organização dos dados. Concluiu-se que a EAD apesar de já ter evoluído muito com o passar dos anos, ainda está em constante desenvolvimento e precisa ultrapassar diversas barreiras no que tange ao processo de ensino-aprendizagem. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35870
|
Date:
|
2009-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar