A GESTÃO DA SALA DE AULA VIRTUAL E OS NOVOS SABERES PARA A DOCÊNCIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Show full item record
Title:
|
A GESTÃO DA SALA DE AULA VIRTUAL E OS NOVOS SABERES PARA A DOCÊNCIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
Author:
|
OLIVEIRA, MARCIA ROZENFELD GOMES DE; MILL, DANIEL; RIBEIRO, LUIS ROBERTO DE CAMARGO
|
Abstract:
|
Este trabalho de natureza qualitativa teve como objetivo investigar dificuldades e desafios encontrados por um grupo de docentes universitários, frente a docência virtual. Os docentes respondentes estavam responsáveis por disciplinas na modalidade à distância de cinco diferentes cursos de graduação de uma Universidade Pública Federal, parceira de um Programa Federal de EaD – UAB (Universidade Aberta do Brasil). A análise apresentada foi baseada em dados coletados por meio de um questionário com questões abertas e fechadas aplicado a 80 professores e respondido por 59 deles (47% mulheres e 53% homens). Apesar das dificuldades apontadas, 100% dos docentes afirmaram que a experiência foi muito positiva. A experiência anterior em educação presencial (69% com mais de 5 anos de experiência) também foi apontada como muito importante para 86% dos docentes. Adequar conteúdos e atividades à EaD, não é tarefa trivial, é necessário tempo e espaço institucional para a discussão de novos caminhos e possibilidades de utilização crítica e consciente das novas mídias, do trabalho coletivo, e do que significa essa mudança de postura na construção do conhecimento. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35862
|
Date:
|
2009-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar