A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: EVIDÊNCIAS EM ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO.

DSpace Repository

A- A A+

A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: EVIDÊNCIAS EM ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO.

Show full item record

Title: A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: EVIDÊNCIAS EM ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO.
Author: MARTINS, GISELY JUSSYLA TONELLO; MARTINEZ, GABRIEL AUGUSTO DEL PUERTO; LUZ FILHO, SÍLVIO SERAFIM DA; PEREIRA, MAURICIO FERNANDES
Abstract: O conhecimento é construído a partir das múltiplas interações e conexões entre os indivíduos. Assim, na sociedade do conhecimento a educação passa a ser objeto de análise a partir da atuação em redes dos indivíduos, contextualizada em espaços comunitários de cooperação e colaboração. Neste sentido, é importante compreender como as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem e a construção do conhecimento. Sendo assim, este artigo realizou uma investigação com alunos de graduação sobre a existência ou não de relação entre a participação em comunidades virtuais com a aprendizagem e a construção do conhecimento relativas aos conteúdos do curso. Os resultados alcançados demonstraram que para a maioria dos pesquisados, a participação em comunidades virtuais não contribui para o aprendizado. Entretanto, uma pequena parcela afirma que contribui, o que traz algumas evidências sobre a possibilidade de utilização desta ferramenta virtual de modo pró-ativo pelas instituições de ensino de modo a incrementar os níveis de aprendizado dos alunos.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35861
Date: 2009-11-27


Files in this item

Files Size Format View
A contribuição ... do conhecimento Evidên.pdf 101.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar