O PROCESSO DE ADOÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM): AUTONOMIA E DIVERSIDADE

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O PROCESSO DE ADOÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM): AUTONOMIA E DIVERSIDADE

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dc.contributor.author MELO, ANA LÚCIA AGUIAR
dc.date.accessioned 2012-09-27T18:17:21Z
dc.date.available 2012-09-27T18:17:21Z
dc.date.issued 2009-11-27
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35839
dc.description.abstract Este artigo tem o propósito de abordar o processo de adoção de políticas de ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A adoção de cotas sociais e raciais, com o recorte para a inclusão de pessoas com necessidades especiais e de indígenas determinou mudanças substanciais no ingresso à instituição. O estudo prima por estabelecer vínculos com o mito da democracia racial no país, ao tempo em que aponta mecanismos institucionais e decisórios que garantiram a adoção das ações afirmativas e a reserva de vagas a partir do ingresso no vestibular de 2008. Os dados do ingresso e dos cursos de graduação da UFSM são comparados com as medidas afirmativas tomadas nas demais Instituições de Ensino Superior brasileiras, como forma de socializar a experiência e identificar o modelo adotado na instituição. Além de garantir a autonomia da instituição, sustentando a diversidade e a convivência com a diferença, buscou-se derrubar barreiras atitudinais, sócio-econômicas e culturais em busca da equidade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title O PROCESSO DE ADOÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM): AUTONOMIA E DIVERSIDADE pt_BR
dc.type Article pt_BR


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