ENSINO SUPERIOR: trajetória histórica e políticas recentes
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dc.contributor.author |
SANTOS, ADILSON PEREIRA DOS |
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dc.contributor.author |
CERQUEIRA, EUSTAQUIO AMAZONAS DE |
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dc.date.accessioned |
2012-09-27T18:11:42Z |
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dc.date.available |
2012-09-27T18:11:42Z |
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dc.date.issued |
2009-11-27 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35836 |
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dc.description.abstract |
Tradicionalmente, o Sistema Educacional Brasileiro e os seus diversos níveis de ensino são identificados como excludentes. Reflete as desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais do país. Lutas históricas pela democratização do acesso e garantia da permanência marcam a trajetória educacional brasileira. Este trabalho analisa o ensino superior a partir de uma reconstrução da sua trajetória histórica e apresenta uma leitura das políticas educacionais recentes para o setor. Aborda, também, a gênese da universidade, a periodização do ensino superior no Brasil e a descrição de alguns programas e/ou ações do Ministério da Educação na perspectiva da ampliação do acesso e garantia da permanência. À guisa de conclusão, são tecidas algumas reflexões acerca da repercussão das atuais políticas do governo Lula para a educação superior. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.title |
ENSINO SUPERIOR: trajetória histórica e políticas recentes |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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