ALUNOS DO PROUNI DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO: TRAJETÓRIAS, PERCEPÇÕES/SENTIMENTOS E APROVEITAMENTO ACADÊMICO.

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ALUNOS DO PROUNI DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO: TRAJETÓRIAS, PERCEPÇÕES/SENTIMENTOS E APROVEITAMENTO ACADÊMICO.

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dc.contributor.author ESTACIA, MARIA APARECIDA T.
dc.date.accessioned 2012-09-27T17:46:45Z
dc.date.available 2012-09-27T17:46:45Z
dc.date.issued 2009-11-27
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35831
dc.description.abstract O tema focalizado neste projeto de tese se refere as ações afirmativas, políticas de inclusão social especiais e temporárias. Entre estas políticas destaca-se o ProUni (Programa Universidade para Todos) criado pela Lei Nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005 pelo Ministério da Educação, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida a isenção de alguns impostos e contribuições no período de vigência. Estão estudados então, os alunos bolsistas do ProUni da Universidade de Passo Fundo (UPF) que entraram no ano de 2005 pelo programa. O problema de pesquisa visa conhecer qual é esse novo perfil de aluno que habita agora os espaços acadêmicos, qual a sua trajetória até a universidade, seus sentimentos/ percepções, aproveitamento acadêmico e perspectivas futuras que constituíram as categorias de análise da pesquisa. As hipóteses indicavam dificuldades diversas para este aluno bolsista. Este estudo foi de natureza qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada com 14 alunos bolsistas do programa e 04 alunos não bolsistas, que constituíram um grupo para contraponto. Os fundamentos teóricos da tese foram a Teoria da Igualdade de Aristóteles, os princípios elencados na Constituição Federal de 1988 , a Declaração Universal dos Direitos do Homem e Ações Afirmativas. Com relação aos resultados parciais, observou-se nas trajetórias dos alunos, grandes influências do grupo familiar para a realização de um curso superior, os aspectos motivacionais pessoais intrínsecos contribuindo de forma significativa para esta conquista; os sentimentos de aceitação, integração e a ausência de qualquer situação de diferenciação com professores, colegas e funcionários caracterizaram a percepção de todo o grupo de bolsistas estudado; sentimentos de solidão pela mudança de cidade, estado, hábitos culturais e regionais, a vinda do meio rural para o urbano, o nível de exigência das tarefas acadêmicas e as questões financeiras foram citados como dificuldades. O aproveitamento acadêmico está ocorrendo pela grande maioria do grupo e o índice de desistências e reprovações em disciplinas é baixo. As perspectivas futuras de quase todos apontam para a continuidade dos estudos em áreas profissionais específicas, para outros o curso superior realizado está servindo como um processo de ascenção de vida apenas pessoal. As percepções são positivas e o programa está alterando significativamente o funcionamento das universidades privadas. Conclui-se previamente que o ProUni, enquanto uma ferramenta de ação afirmativa está atingindo : 2 seus objetivos na busca da redução de desigualdades sociais em prol de alunos universitários desfavorecidos economicamente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title ALUNOS DO PROUNI DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO: TRAJETÓRIAS, PERCEPÇÕES/SENTIMENTOS E APROVEITAMENTO ACADÊMICO. pt_BR
dc.type Article pt_BR


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