“Avaliação das Condições de Ensino”: uma simulação no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina em 2004/2
Show simple item record
dc.contributor.author |
Ensslin, Sandra Rolim |
|
dc.contributor.author |
Igarashi, Deisy Cristina Corrêa |
|
dc.date.accessioned |
2012-09-26T19:55:35Z |
|
dc.date.available |
2012-09-26T19:55:35Z |
|
dc.date.issued |
2004-12-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35806 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo se projeta a partir da proposta de avaliação da educação brasileira informada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Avaliação Institucional proposta pelo SINAES, segundo a Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, é composta por quatro instrumentos de avaliação, quais sejam (1) Auto-avaliação; (2) Avaliação Externa, (3)Avaliação das Condições de Ensino (ACE); e, (4) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Neste cenário, o tema desta pesquisa instala-se no terceiro instrumento de avaliação a - ACE, mais especificamente. Para tal, foi feito um recorte no elenco de cursos da Universidade Federal de Santa Catarina, concentrando-se o olhar no Curso de Ciências Contábeis (CCN). Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em simular a Avaliação do curso CCN da UFSC no período de 2004/2. Para o alcance deste objetivo, a metodologia utilizada pode ser classificada como uma pesquisa exploratória. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário fechado (construído a partir das informações contidas no Manual de Avaliação do Curso de Ciências Contábeis, estruturado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Educacionais - INEP), aplicado em cinco eixos de avaliação. Como resultado da pesquisa, pretende-se explorar a contribuição gerada pela simulação respondendo à seguinte questão: de posse do resultado que emergiu da simulação do processo avaliatório, que ações de aperfeiçoamento poderiam ser recomendadas visando a melhoria do desempenho global do curso CCN da UFSC. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.title |
“Avaliação das Condições de Ensino”: uma simulação no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina em 2004/2 |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar