Novos Paradigmas da Avaliação do Ensino Superior Brasileiro: O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) Diante da Implantação do SINAES

DSpace Repository

A- A A+

Novos Paradigmas da Avaliação do Ensino Superior Brasileiro: O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) Diante da Implantação do SINAES

Show full item record

Title: Novos Paradigmas da Avaliação do Ensino Superior Brasileiro: O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) Diante da Implantação do SINAES
Author: Recktenvald, Marcelo; Pinheiro, Ana Paula Lemos; Domingues, Maria José Carvalho de Souza; Silveira, Amélia
Abstract: O governo brasileiro, por meio do Ministério de Educação (MEC), exerce um papel regulador da qualidade do ensino superior brasileiro. Com a Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, foi instituída, recentemente, uma nova sistemática de avaliação para este ensino superior, denominado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Propõe o SINAES, em seu escopo geral, a articulação da regulação governamental com as iniciativas de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo de estudo buscou caracterizar os avanços e limitações do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) frente ao modelo proposto. As conclusões apontam que, em relação aos aspectos ideológicos, a instituição tem apresentado propostas coerentes e em harmonia com o SINAES. De acordo com os ordenamentos legais, a instituição cumpre as exigências mínimas da Avaliação de Cursos; observa a legislação estadual na Avaliação das Instituições; e aguarda posicionamento oficial conclusivo do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina para aderir ou não à Avaliação do Desempenho dos Estudantes.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35744
Date: 2004-12-10


Files in this item

Files Size Format View
Marcelo Recktenvald - novos paradigmas.pdf 297.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar