PESQUISA OPERACIONAL NO ENSINO DA LOGÍSTICA
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dc.contributor.author |
Silveira, Carlos Augusto |
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dc.contributor.author |
Lavratti, Fábio Beylouni |
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dc.contributor.author |
Benito, Rafael Carlos Vélez |
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dc.date.accessioned |
2012-09-25T17:30:35Z |
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dc.date.available |
2012-09-25T17:30:35Z |
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dc.date.issued |
2004-12-10 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35651 |
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dc.description.abstract |
A Logística como atividade já está estabelecida no Brasil há aproximadamente quatro décadas. Seu ensino sempre fez parte de cursos como Administração e Engenharia de Produção. Com a criação dos cursos de graduação em Logística algumas considerações foram modificadas. As explicações de como funciona a Logística cederam espaço para o ensino de técnicas mais apuradas com a ampliação do uso da Matemática. A Programação Linear é uma das técnicas de otimização usadas para solucionar problemas de produção e distribuição, sua solução pode ser manual, através do método algébrico ou do Simplex. Ambos exigem conhecimento para resolver sistemas de matrizes. Atualmente o uso de ferramentas de informática simplifica a compreensão e a otimização dos modelos. O Microsoft Excel traz o suplemento Solver que diminui o trabalho repetitivo, que é o mais sujeito a erros. Desta forma é possível avaliar cenários de produção e distribuição com as suas respectivas conseqüências. Um exemplo de alocação de seis locais de produção e 30 locais de distribuição dos produtos ilustra as explicações técnicas. A técnica ainda é pouco difundida entre os profissionais de Logística, mas apresenta grande potencial de aumento de lucros ou redução de custos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.title |
PESQUISA OPERACIONAL NO ENSINO DA LOGÍSTICA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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