Conversão de energia a partir da eletrólise da água utilizando complexo de cobre imobilizado em nanotubos de carbono de paredes múltiplas.

DSpace Repository

A- A A+

Conversão de energia a partir da eletrólise da água utilizando complexo de cobre imobilizado em nanotubos de carbono de paredes múltiplas.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Peralta, Rosely Aparecida
dc.contributor.author Silva, Giulia Souza da
dc.date.accessioned 2026-09-09T01:48:14Z
dc.date.available 2026-09-09T01:48:14Z
dc.date.issued 2026-09-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/275515
dc.description Tecnologia e inovação pt_BR
dc.description.abstract As fontes de energia utilizadas na sociedade atual têm sido debatidas devido à sua poluição no meio ambiente e não-renovabilidade, obtendo um longo processo de formação. Por isso, faz-se notável a pesquisa de novos combustíveis que consigam atender a humanidade de maneira sustentável, como a produção de H2 e O2 a partir da eletrólise da água. Complexos de cobre (II) com ligantes nitrogenados foram estudados como potenciais catalisadores, juntamente com o uso de suportes carbonáceos (MWCNTs) para aumentar a sua eficiência energética. Esse relatório apresenta o estudo do complexo perclorato de tris(2-metilpiridil)-propano-1,3-diamina de cobre (II) CP2 na geração de energias renováveis ao pesquisar sua eficiência catalítica junto de suportes carbonáceos e em soluções de diferentes pHs. A caracterização das atividades redox foi realizada a partir de voltametria cíclica (CV) e voltametria de varredura linear (LSV) com o complexo solubilizado em metanol 0,1molL-1 e com adição de eletrólito de suporte TBAPF6. Os CVs e LSVs realizados sugeriram atividade consistente com HER em meio ácido, obtendo TOF de 33,08s-1 com sobrepotencial de -933,4 mV; e OER em meio básico, obtendo TOF de 3,92s-1 com sobrepotencial de 947mV. Não foram registradas geração de hidrogênio em meio básico e neutro, nem de oxigênio em meio ácido e neutro. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Eletrocatálise da água pt_BR
dc.subject Energia renovável pt_BR
dc.subject Complexo de cobre(II) pt_BR
dc.subject Suporte carbonáceo pt_BR
dc.title Conversão de energia a partir da eletrólise da água utilizando complexo de cobre imobilizado em nanotubos de carbono de paredes múltiplas. pt_BR
dc.type video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
videosic.mp4 14.50Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar