Performance comparison of algorithms for time-energy optimal control in a prototype competition vehicle

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Performance comparison of algorithms for time-energy optimal control in a prototype competition vehicle

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Fancello, Eduardo Alberto
dc.contributor.author Pitta, Lucas Fonseca
dc.date.accessioned 2025-09-30T20:24:40Z
dc.date.available 2025-09-30T20:24:40Z
dc.date.issued 25-06-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269151
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Mecânica. pt_BR
dc.description.abstract Com o objetivo de encontrar o controle ótimo de um veículo de competição, o trabalho realizou uma comparação entre diferentes modelos físicos de veículos, desde o modelo massa-pontual até um veículo completo com seis graus de liberdade, tração traseira, direção Ackermann e arrasto aerodinâmico, avaliando também distintos métodos de otimização, como SLSQP, SOCP e SQP. Foi demonstrado que o problema é convexo, com hessiana tridiagonal e gradientes esparsos, o que motivou o uso de métodos de segunda ordem. Além disso, foi proposto um protocolo de redução de variáveis do problema de otimização com o uso da pseudoinversa de Moore-Penrose como estratégia de simplificação. A combinação modelo físico - postura de otimização ideal para cada caso foi identificado. pt_BR
dc.description.abstract With the objective of finding the optimal control of a competition vehicle, the work carried out a comparison between different physical models of vehicles, ranging from a point-mass model to a complete six-degrees-of-freedom vehicle with rear-wheel drive, Ackermann steering, and aerodynamic drag, while also evaluating different optimization methods such as SLSQP, SOCP, and SQP. It was shown that the problem is convex, with a tridiagonal Hessian and sparse gradients, which motivated the use of second-order methods. Furthermore, a variable-reduction protocol for the optimization problem was proposed using the Moore-Penrose pseudoinverse as a simplification strategy. The ideal pairing of physical model and optimization approach for each case was identified. pt_BR
dc.format.extent 107 f. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Controle Ótimo pt_BR
dc.subject Otimização de Trajetória pt_BR
dc.subject Dinâmica Veicular pt_BR
dc.subject Otimização temporal-energética pt_BR
dc.subject Veículos Autônomos pt_BR
dc.title Performance comparison of algorithms for time-energy optimal control in a prototype competition vehicle pt_BR
dc.title.alternative Performance comparison of algorithms for time-energy optimal control in a prototype competition vehicle pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Fogaça, Matheus Janczkowski


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