Impacto de uma disciplina de intervenção culinária nas práticas alimentares de estudantes de Nutrição de uma universidade pública brasileira: percepção dos estudantes
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| dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
| dc.contributor.advisor |
Bernardo, Greyce Luci |
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| dc.contributor.author |
Rosa, Érica Aguiar |
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| dc.date.accessioned |
2025-09-08T14:49:14Z |
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| dc.date.available |
2025-09-08T14:49:14Z |
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| dc.date.issued |
2025-09-06 |
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| dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268147 |
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| dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Cências da Saúde.
Departamento de Nutrição. |
pt_BR |
| dc.description.abstract |
O Programa Nutrição e Culinária da Cozinha (NCC) é uma intervenção culinária com foco no desenvolvimento de habilidades culinárias, desenvolvido na UFSC com estudantes universitários. O estudo avaliou as percepções sobre o impacto de uma disciplina de intervenção culinária nas práticas alimentares de estudantes de graduação em Nutrição. Foi conduzido um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, por meio da técnica de grupos focais, utilizando um roteiro semiestruturado com perguntas norteadoras. Os grupos focais foram gravados e o conteúdo transcrito foi analisado por meio de Análise de Conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSC. Foram realizados dois grupos focais em dias distintos: com 5 e 3 participantes e duração média de 40 minutos, conduzido por duas moderadoras. A maioria dos participantes eram mulheres (75%), com idade média de 24 anos, cursando diferentes fases do curso. Foram identificados 3 temas principais: Impactos da disciplina; Fatores que facilitam a prática de cozinhar e Fatores que dificultam a prática de cozinhar. Os participantes relataram que a disciplina propiciou maior autonomia na cozinha, valorização da cultura alimentar local e disseminação de conhecimentos adquiridos. Essa experiência também ajudou a melhorar a capacidade de aconselhamento nutricional dos alunos. Fatores como o conhecimento prévio em nutrição e o planejamento alimentar foram destacados como facilitadores para a prática de cozinhar, embora barreiras como tempo reduzido, limitações financeiras e dificuldades no acesso de alimentos saudáveis ainda dificultem a prática de cozinhar. Os achados deste estudo podem contribuir para o fortalecimento de políticas públicas de Alimentação e Nutrição no Brasil, ao evidenciar a importância de se promover e valorizar a prática culinária. |
pt_BR |
| dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
| dc.language.iso |
por |
pt_BR |
| dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
| dc.subject |
Oficinas culinárias |
pt_BR |
| dc.subject |
Estudantes da saúde |
pt_BR |
| dc.subject |
Grupos focais |
pt_BR |
| dc.subject |
Alimentação saudável |
pt_BR |
| dc.subject |
Educação alimentar e nutricional |
pt_BR |
| dc.title |
Impacto de uma disciplina de intervenção culinária nas práticas alimentares de estudantes de Nutrição de uma universidade pública brasileira: percepção dos estudantes |
pt_BR |
| dc.type |
video |
pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co |
Proença, Rossana Pacheco da Costa |
|
| dc.contributor.advisor-co |
Kraemer, Mariana Vieira dos Santos |
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