Impacto de uma disciplina de intervenção culinária nas práticas alimentares de estudantes de Nutrição de uma universidade pública brasileira: percepção dos estudantes

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Impacto de uma disciplina de intervenção culinária nas práticas alimentares de estudantes de Nutrição de uma universidade pública brasileira: percepção dos estudantes

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Bernardo, Greyce Luci
dc.contributor.author Rosa, Érica Aguiar
dc.date.accessioned 2025-09-08T14:49:14Z
dc.date.available 2025-09-08T14:49:14Z
dc.date.issued 2025-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268147
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Cências da Saúde. Departamento de Nutrição. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Nutrição e Culinária da Cozinha (NCC) é uma intervenção culinária com foco no desenvolvimento de habilidades culinárias, desenvolvido na UFSC com estudantes universitários. O estudo avaliou as percepções sobre o impacto de uma disciplina de intervenção culinária nas práticas alimentares de estudantes de graduação em Nutrição. Foi conduzido um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, por meio da técnica de grupos focais, utilizando um roteiro semiestruturado com perguntas norteadoras. Os grupos focais foram gravados e o conteúdo transcrito foi analisado por meio de Análise de Conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSC. Foram realizados dois grupos focais em dias distintos: com 5 e 3 participantes e duração média de 40 minutos, conduzido por duas moderadoras. A maioria dos participantes eram mulheres (75%), com idade média de 24 anos, cursando diferentes fases do curso. Foram identificados 3 temas principais: Impactos da disciplina; Fatores que facilitam a prática de cozinhar e Fatores que dificultam a prática de cozinhar. Os participantes relataram que a disciplina propiciou maior autonomia na cozinha, valorização da cultura alimentar local e disseminação de conhecimentos adquiridos. Essa experiência também ajudou a melhorar a capacidade de aconselhamento nutricional dos alunos. Fatores como o conhecimento prévio em nutrição e o planejamento alimentar foram destacados como facilitadores para a prática de cozinhar, embora barreiras como tempo reduzido, limitações financeiras e dificuldades no acesso de alimentos saudáveis ainda dificultem a prática de cozinhar. Os achados deste estudo podem contribuir para o fortalecimento de políticas públicas de Alimentação e Nutrição no Brasil, ao evidenciar a importância de se promover e valorizar a prática culinária. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Oficinas culinárias pt_BR
dc.subject Estudantes da saúde pt_BR
dc.subject Grupos focais pt_BR
dc.subject Alimentação saudável pt_BR
dc.subject Educação alimentar e nutricional pt_BR
dc.title Impacto de uma disciplina de intervenção culinária nas práticas alimentares de estudantes de Nutrição de uma universidade pública brasileira: percepção dos estudantes pt_BR
dc.type video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Proença, Rossana Pacheco da Costa
dc.contributor.advisor-co Kraemer, Mariana Vieira dos Santos


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