Confluências entre Sustentabilidade, Consciência e Acessibilidade: análise comparativa no mercado da moda

DSpace Repository

A- A A+

Confluências entre Sustentabilidade, Consciência e Acessibilidade: análise comparativa no mercado da moda

Show simple item record

dc.contributor.author Sampaio, Eduardo Schmitt
dc.contributor.author Benatti, Lia Paletta
dc.contributor.author Mol, Andre
dc.date.accessioned 2025-07-24T18:18:55Z
dc.date.available 2025-07-24T18:18:55Z
dc.date.issued 25-07-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267034
dc.description.abstract Perante os desafios ambientais e sociais da indústria da moda, este artigo investiga o papel do designer na proposição de soluções sustentáveis, conscientes e acessíveis. A partir desse cenário, buscou-se analisar como empresas de diferentes portes lidam com questões alinhadas à sustentabilidade, considerando os aspectos econômicos, sociais e ecológicos. Por meio de uma investigação qualitativa, foram categorizadas empresas de vestuário em grande, médio e pequeno porte. Os resultados indicaram que, em um cenário em que grandes empresas enfrentam desafios para equilibrar sustentabilidade e acessibilidade, marcas menores demonstram maior flexibilidade na adoção de práticas ecológicas, mas com dificuldades de escalar seus negócios. Verificou-se então que o designer desempenha um papel crucial na busca por soluções inovadoras que conciliam o impacto ambiental reduzido e a viabilidade de mercado. Portanto, o estudo sugere que a colaboração entre as empresas, criadores e consumidores pode impulsionar um modelo de moda mais sustentável, acessível e consciente. pt_BR
dc.description.abstract Faced with environmental and social challenges in the fashion industry, this article investigates the role of the designer in creating sustainable, conscious and accessible solutions. Based on this scenario, we sought to analyze how companies of different sizes deal with issues aligned with sustainability, considering economic, social and ecological aspects. Through a qualitative investigation, clothing companies were categorized as large, medium and small. The results indicated that, in a scenario where large companies face challenges in balancing sustainability and accessibility, smaller brands show greater flexibility in adopting ecological practices, but have difficulties in scaling their businesses. It was then found that the designer plays a crucial role in the search for innovative solutions that reconcile reduced environmental impact and market viability. The study therefore suggests that collaboration between companies, designers and consumers can drive a more sustainable, accessible and conscious fashion model. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Virtuhab pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Indústria da Moda pt_BR
dc.subject Consciência Ambiental pt_BR
dc.subject Consumo Sustentável pt_BR
dc.subject Design de Vestuário pt_BR
dc.title Confluências entre Sustentabilidade, Consciência e Acessibilidade: análise comparativa no mercado da moda pt_BR
dc.title.alternative Confluences between Sustainability, Awareness and Accessibility: a comparative analysis in the fashion market pt_BR
dc.type conference paper pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
S22-A5.pdf 810.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar