Ginástica na Educação Infantil: estado da arte dos artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES

DSpace Repository

A- A A+

Ginástica na Educação Infantil: estado da arte dos artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Boaventura, Patrícia Luiza Bremer
dc.contributor.author Locherbach, Trishya Luana
dc.date.accessioned 2025-07-19T00:34:15Z
dc.date.available 2025-07-19T00:34:15Z
dc.date.issued 2025-07-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266784
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Infantil faz parte da primeira etapa da Educação Básica desde 1996 e é compreendida como o atendimento educacional de crianças de zero a cinco anos de idade. A Educação Física na Educação Infantil possui propostas pedagógicas e está de acordo com a organização do tempo e espaço pedagógico de cada unidade educativa. Ao defender a Educação Física como componente obrigatório dentro da Educação Infantil, abre-se espaço para discussão sobre as práticas corporais na infância, incluindo a ginástica, por representar uma forma particular de linguagem que permite à criança aprender sobre o seu corpo e o mundo de maneira lúdica e criativa. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o estado da arte da ginástica na Educação Infantil por meio da produção acadêmicocientífica publicada no Portal de Periódicos da Capes, a fim de compreender de que forma essa prática da cultura corporal é trabalhada como proposta pedagógica. A metodologia foi desenvolvida a partir de um mapeamento das pesquisas com os termos “ginástica e Educação Infantil” na base de dados do Portal de Periódicos da Capes desde o ano da primeira publicação (1993) até o ano de 2025. Foram incluídos nesta revisão bibliográfica materiais acadêmico-científicos que possuíam os termos “ginástica” e “Educação Infantil” de maneira correlacionada em qualquer parte do texto. A partir desta pesquisa foram encontrados 12 artigos, dos quais foram utilizados todos para a revisão, uma vez que cumpriram com os critérios de inclusão. A partir destas pesquisas que envolviam a ginástica na Educação Infantil, foram apresentadas as informações referentes aos anos de publicação, tipos de estudos, metodologias, autores, revistas, abordagens e conteúdos com o objetivo de mapear e discutir acerca dos assuntos presentes, tendências e lacunas nesta área. pt_BR
dc.format.extent 74 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Educação Física. pt_BR
dc.subject Educação Infantil. pt_BR
dc.subject Ginástica. pt_BR
dc.subject Infância. pt_BR
dc.subject Revisão Bibliométrica. pt_BR
dc.title Ginástica na Educação Infantil: estado da arte dos artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Alves, Julianne Fic


Files in this item

Files Size Format View Description
Monografia_Tris ... _assinado_assinado (2).pdf 838.4Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar