Ginástica na Educação Infantil: estado da arte dos artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Boaventura, Patrícia Luiza Bremer |
|
dc.contributor.author |
Locherbach, Trishya Luana |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-19T00:34:15Z |
|
dc.date.available |
2025-07-19T00:34:15Z |
|
dc.date.issued |
2025-07-09 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266784 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Educação Infantil faz parte da primeira etapa da Educação Básica desde 1996 e é
compreendida como o atendimento educacional de crianças de zero a cinco anos de idade.
A Educação Física na Educação Infantil possui propostas pedagógicas e está de acordo com
a organização do tempo e espaço pedagógico de cada unidade educativa. Ao defender a
Educação Física como componente obrigatório dentro da Educação Infantil, abre-se espaço
para discussão sobre as práticas corporais na infância, incluindo a ginástica, por representar
uma forma particular de linguagem que permite à criança aprender sobre o seu corpo e o
mundo de maneira lúdica e criativa. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo
analisar o estado da arte da ginástica na Educação Infantil por meio da produção acadêmicocientífica publicada no Portal de Periódicos da Capes, a fim de compreender de que forma
essa prática da cultura corporal é trabalhada como proposta pedagógica. A metodologia foi
desenvolvida a partir de um mapeamento das pesquisas com os termos “ginástica e Educação
Infantil” na base de dados do Portal de Periódicos da Capes desde o ano da primeira
publicação (1993) até o ano de 2025. Foram incluídos nesta revisão bibliográfica materiais
acadêmico-científicos que possuíam os termos “ginástica” e “Educação Infantil” de maneira
correlacionada em qualquer parte do texto. A partir desta pesquisa foram encontrados 12
artigos, dos quais foram utilizados todos para a revisão, uma vez que cumpriram com os
critérios de inclusão. A partir destas pesquisas que envolviam a ginástica na Educação
Infantil, foram apresentadas as informações referentes aos anos de publicação, tipos de
estudos, metodologias, autores, revistas, abordagens e conteúdos com o objetivo de mapear
e discutir acerca dos assuntos presentes, tendências e lacunas nesta área. |
pt_BR |
dc.format.extent |
74 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Educação Física. |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil. |
pt_BR |
dc.subject |
Ginástica. |
pt_BR |
dc.subject |
Infância. |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão Bibliométrica. |
pt_BR |
dc.title |
Ginástica na Educação Infantil: estado da arte dos artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Alves, Julianne Fic |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar