A methodological approach to the production of an aerodesign aircraft nose landing gear
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rabelo, Marcos Alves |
|
dc.contributor.author |
Crossley, Lucas Henrique |
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dc.date.accessioned |
2025-07-16T16:12:35Z |
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dc.date.available |
2025-07-16T16:12:35Z |
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dc.date.issued |
2025-06-25 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266652 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In the aviation market, the production of structures with the least empty weight possible
is vital to deliver an economically viable product. With the development of Computer
Aided Engineering (CAE) tools, optimized structural solutions can now be applied faster
and with more precision than previously possible with more manual techniques. This
work applies parametric optimization to create an optimized nose landing gear part
based on the CTJ UFSC Nisus Aerodesign 2023 aircraft used in the Society of Automotive
Engineers (SAE) Brasil aerodesign competition. The proposed methodology
follows a modified workflow to that used by the team in 2023, with the introduction of
three new verification steps. The results presented show a weight reduction and subsequent
landing gear improvement via parametric optimization utilization, resulting in
a lighter part without compromising the vehicles safety. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No mercado da aviação, é vital a produção de estruturas com o menor peso vazio possível
para entregar um produto economicamente viável. Com o surgimento de ferramentas
a base de Computer Aided Engineering (CAE), é possível realizar otimizações
estruturais com maior precisão e velocidade do que anteriormente feito com métodos
manuais. Este trabalho visa manusear as ferramentas de otimização paramétrica para
gerar uma solução otimizada de um trem de pouso dianteiro projetado e fabricado em
2023 pela equipe Nisus aerodesign do CTJ UFSC, utilizada na competição Society of
Automotive Engineers (SAE) Brasil aerodesign. A metodologia proposta é baseada
no fluxo de trabalho da equipe em 2023 com a introdução de três novas etapas de
verificação. A partir dos resultados, observa-se a redução de peso e consequente
melhoria do trem de pouso dianteiro devido à aplicação da otimização paramétrica,
sendo gerado uma peça mais leve sem prejudicar a segurança da aeronave. |
pt_BR |
dc.format.extent |
78 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Landing gear |
pt_BR |
dc.subject |
Parametric optimization |
pt_BR |
dc.subject |
Aerodesign |
pt_BR |
dc.subject |
Trem de pouso |
pt_BR |
dc.subject |
Otimização paramétrica |
pt_BR |
dc.title |
A methodological approach to the production of an aerodesign aircraft nose landing gear |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Uma abordagem metodológica para a fabricação do trem de pouso dianteiro de uma aeronave de aerodesign. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Dourado, Antônio Otaviano |
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