Metodologia de baixo custo para avaliação de sistema de direção veicular.

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Metodologia de baixo custo para avaliação de sistema de direção veicular.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Idehara, Sérgio Junichi
dc.contributor.author Santos, Leonardo Clodoveo Tavares dos
dc.date.accessioned 2025-07-15T12:44:30Z
dc.date.available 2025-07-15T12:44:30Z
dc.date.issued 2025-07-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266486
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo de dispositivo móvel para avaliar o sistema de direção utilizando os sensores embarcados do dispositivo. A aplicação é capaz de captar e armazenar ângulos de esterçamento das rodas para análises posteriores dos dados. O aplicativo foi desenvolvido através do Android Studios, utilizando bibliotecas nativas para acessar os sensores e armazenar os dados. Testes práticos foram realizados no laboratório para validação dos resultados encontrados, demonstrando ser uma ferramenta estável, baixo custo e fácil utilização para análise do sistema de direção. O erro percentual médio comparando os resultados do aplicativo e o teste do laboratório na roda esquerda foi de 5,54% e para a roda direita o erro percentual de 12,31%. pt_BR
dc.description.abstract This paper presents the development of a mobile device application for evaluating the steering system using the device’s embedded sensors. The application is capable of capturing and storing wheel steering angles for subsequent data analysis. The app was developed using Android Studio, with native libraries employed to access the sensors and store the collected data. Practical tests were conducted in the laboratory to validate the results, demonstrating that the tool is stable, low-cost, and easy to use for steering system analysis. The average percentage error when comparing the application’s results to the laboratory tests was 5.54% for the left wheel and 12.31% for the right wheel. pt_BR
dc.format.extent 50f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Sistema de direção pt_BR
dc.subject Aplicativo android pt_BR
dc.subject Sensores embarcados pt_BR
dc.title Metodologia de baixo custo para avaliação de sistema de direção veicular. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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