SIGCAPS: Sistema Inteligente de Gestão de Chamadas de Pacientes para Atenção Primária à Saúde
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Raul, Sidnei Wazlawick |
|
dc.contributor.author |
Nicolas, Elias Sant'Ana |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-15T01:53:00Z |
|
dc.date.available |
2025-07-15T01:53:00Z |
|
dc.date.issued |
2025-07-11 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266477 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Ciências da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A gestão do fluxo de pacientes e o processo de chamada para atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) frequentemente enfrentam desafios de eficiência, organização e acessibilidade, impactando a experiência de cidadãos e profissionais. Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o desenvolvimento do SIGCAPS (Sistema Inteligente de Gestão de Chamadas de Pacientes para Atenção Primária em Saúde), cujo objetivo principal foi criar uma solução tecnológica robusta e acessível para otimizar este processo. Adotando metodologias ágeis, como Scrum, e a abordagem de descoberta de produto b_Thinking, o sistema foi concebido com uma arquitetura cliente-servidor, que emprega interfaces de programação de aplicações (APIs) para garantir integração segura e tecnologias de comunicação em tempo real para suas funcionalidades dinâmicas. O SIGCAPS efetiva a chamada automatizada de pacientes com exibição em painéis configuráveis e anúncios por leitura em voz alta, priorizando a acessibilidade e a inclusão, permitindo a integração com sistemas como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e-SUS APS e a gestão de suas configurações por aplicações terceiras. Como resultado, este trabalho entrega uma solução funcional e flexível, com potencial para ser distribuída sob a licença MIT, visando contribuir para a modernização da gestão de chamadas, a eficiência operacional e a melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Primária à Saúde no Brasil. |
pt_BR |
dc.format.extent |
90 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
|
dc.subject |
Sistema de Chamadas de Pacientes. Atenção Primária à Saúde. Prontuário Eletrônico do Cidadão. Desenvolvimento Ágil. Integração de Sistemas. Acessibilidade Digital |
pt_BR |
dc.title |
SIGCAPS: Sistema Inteligente de Gestão de Chamadas de Pacientes para Atenção Primária à Saúde |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar