SIGCAPS: Sistema Inteligente de Gestão de Chamadas de Pacientes para Atenção Primária à Saúde

DSpace Repository

A- A A+

SIGCAPS: Sistema Inteligente de Gestão de Chamadas de Pacientes para Atenção Primária à Saúde

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Raul, Sidnei Wazlawick
dc.contributor.author Nicolas, Elias Sant'Ana
dc.date.accessioned 2025-07-15T01:53:00Z
dc.date.available 2025-07-15T01:53:00Z
dc.date.issued 2025-07-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266477
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Ciências da Computação. pt_BR
dc.description.abstract A gestão do fluxo de pacientes e o processo de chamada para atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) frequentemente enfrentam desafios de eficiência, organização e acessibilidade, impactando a experiência de cidadãos e profissionais. Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o desenvolvimento do SIGCAPS (Sistema Inteligente de Gestão de Chamadas de Pacientes para Atenção Primária em Saúde), cujo objetivo principal foi criar uma solução tecnológica robusta e acessível para otimizar este processo. Adotando metodologias ágeis, como Scrum, e a abordagem de descoberta de produto b_Thinking, o sistema foi concebido com uma arquitetura cliente-servidor, que emprega interfaces de programação de aplicações (APIs) para garantir integração segura e tecnologias de comunicação em tempo real para suas funcionalidades dinâmicas. O SIGCAPS efetiva a chamada automatizada de pacientes com exibição em painéis configuráveis e anúncios por leitura em voz alta, priorizando a acessibilidade e a inclusão, permitindo a integração com sistemas como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e-SUS APS e a gestão de suas configurações por aplicações terceiras. Como resultado, este trabalho entrega uma solução funcional e flexível, com potencial para ser distribuída sob a licença MIT, visando contribuir para a modernização da gestão de chamadas, a eficiência operacional e a melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Primária à Saúde no Brasil. pt_BR
dc.format.extent 90 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access.
dc.subject Sistema de Chamadas de Pacientes. Atenção Primária à Saúde. Prontuário Eletrônico do Cidadão. Desenvolvimento Ágil. Integração de Sistemas. Acessibilidade Digital pt_BR
dc.title SIGCAPS: Sistema Inteligente de Gestão de Chamadas de Pacientes para Atenção Primária à Saúde pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCCFinal-pdfa.pdf 687.6Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar