Políticas educacionais para cultura digital em SC: escola conectada e o profissional de TIC

DSpace Repository

A- A A+

Políticas educacionais para cultura digital em SC: escola conectada e o profissional de TIC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Lunardi, Giovani Mendonça
dc.contributor.author Castilhos, Allana da Silva
dc.date.accessioned 2025-07-15T01:46:09Z
dc.date.available 2025-07-15T01:46:09Z
dc.date.issued 2025-07-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266474
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo analisar, por meio de documentos oficiais federais e estaduais, como a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC) delineia o perfil do profissional de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto das políticas educacionais voltadas à cultura digital. A investigação busca compreender se a formação do bacharel em TIC é compatível com as competências e atribuições exigidas para atuação na Educação Básica, especialmente nos programas como a Escola Conectada. O estudo adota uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com base em pesquisa documental e bibliográfica. No plano federal, são examinadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas diretrizes sobre cultura digital. No âmbito estadual, são analisados o Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), documentos da SED/SC, editais de contratação e materiais relacionados à formação de orientadores de laboratório de informática. A pesquisa também incorpora uma revisão bibliográfica com base em publicações dos últimos cinco anos, utilizando análise bibliométrica para mapear produções acadêmicas sobre o tema. Os resultados revelam que os documentos oficiais enfatizam a necessidade de um profissional com competências técnico- pedagógicas, capacidade de articulação com o projeto pedagógico da escola e atuação colaborativa na integração das tecnologias digitais ao currículo. Constatou- se que, embora o bacharel em TIC possua formação técnica sólida, sua inserção na educação básica requer complementações pedagógicas ou atuação em funções de apoio, formação de professores e gestão de tecnologias educacionais. A pesquisa contribui para o debate sobre as políticas de formação e valorização de profissionais da área tecnológica no ambiente escolar e aponta caminhos para a ampliação do diálogo entre os campos da educação e da tecnologia, especialmente no âmbito das políticas públicas voltadas à cultura digital. pt_BR
dc.description.abstract This research aims to analyze, through official federal and state documents, how the State Department of Education of Santa Catarina (SED/SC) outlines the profile of the Information and Communication Technologies (ICT) professional within the scope of educational policies related to digital culture. The study seeks to understand whether the training of ICT graduates aligns with the competencies and responsibilities required for roles in basic education, especially in programs such as Escola Conectada. The methodology follows a qualitative, exploratory, and descriptive approach, based on documentary and bibliographic research. At the federal level, the analysis focuses on the National Common Curricular Base (BNCC) and its guidelines regarding digital culture. At the state level, the study examines the Base Curriculum of the Santa Catarina Territory (CBTC), SED/SC documents, job selection notices, and materials related to the training of school computer lab instructors. The research also includes a literature review based on publications from the last five years, using bibliometric analysis to map academic production on the topic. The findings indicate that the official documents emphasize the need for professionals with both technical and pedagogical competencies, the ability to collaborate with the school's educational project, and an active role in integrating digital technologies into the curriculum. It was found that, although ICT graduates have solid technical training, their inclusion in basic education requires pedagogical complementation or roles related to support, teacher training, and educational technology management. This study contributes to the debate on training policies and the recognition of technology professionals in schools and highlights opportunities for stronger dialogue between the fields of education and technology, particularly regarding public policies for digital culture. pt_BR
dc.format.extent 62 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject cultura digital pt_BR
dc.subject políticas educacionais pt_BR
dc.subject profissional de TIC pt_BR
dc.subject educação básica pt_BR
dc.subject Santa Catarina pt_BR
dc.title Políticas educacionais para cultura digital em SC: escola conectada e o profissional de TIC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Nunes, Marcus Vinicius de Souza


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_V.final.assinado.docx.pdf 791.6Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar