dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lunardi, Giovani Mendonça |
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dc.contributor.author |
Castilhos, Allana da Silva |
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dc.date.accessioned |
2025-07-15T01:46:09Z |
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dc.date.available |
2025-07-15T01:46:09Z |
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dc.date.issued |
2025-07-08 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266474 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar, por meio de documentos oficiais
federais e estaduais, como a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
(SED/SC) delineia o perfil do profissional de Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) no contexto das políticas educacionais voltadas à cultura digital.
A investigação busca compreender se a formação do bacharel em TIC é compatível
com as competências e atribuições exigidas para atuação na Educação Básica,
especialmente nos programas como a Escola Conectada. O estudo adota uma
abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com base em pesquisa documental e
bibliográfica. No plano federal, são examinadas a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e suas diretrizes sobre cultura digital. No âmbito estadual, são analisados o
Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), documentos da SED/SC, editais de
contratação e materiais relacionados à formação de orientadores de laboratório de
informática. A pesquisa também incorpora uma revisão bibliográfica com base em
publicações dos últimos cinco anos, utilizando análise bibliométrica para mapear
produções acadêmicas sobre o tema. Os resultados revelam que os documentos
oficiais enfatizam a necessidade de um profissional com competências técnico-
pedagógicas, capacidade de articulação com o projeto pedagógico da escola e
atuação colaborativa na integração das tecnologias digitais ao currículo. Constatou-
se que, embora o bacharel em TIC possua formação técnica sólida, sua inserção na
educação básica requer complementações pedagógicas ou atuação em funções de
apoio, formação de professores e gestão de tecnologias educacionais. A pesquisa
contribui para o debate sobre as políticas de formação e valorização de profissionais
da área tecnológica no ambiente escolar e aponta caminhos para a ampliação do
diálogo entre os campos da educação e da tecnologia, especialmente no âmbito das
políticas públicas voltadas à cultura digital. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research aims to analyze, through official federal and state documents, how the
State Department of Education of Santa Catarina (SED/SC) outlines the profile of the
Information and Communication Technologies (ICT) professional within the scope of
educational policies related to digital culture. The study seeks to understand whether
the training of ICT graduates aligns with the competencies and responsibilities required
for roles in basic education, especially in programs such as Escola Conectada. The
methodology follows a qualitative, exploratory, and descriptive approach, based on
documentary and bibliographic research. At the federal level, the analysis focuses on
the National Common Curricular Base (BNCC) and its guidelines regarding digital
culture. At the state level, the study examines the Base Curriculum of the Santa
Catarina Territory (CBTC), SED/SC documents, job selection notices, and materials
related to the training of school computer lab instructors. The research also includes a
literature review based on publications from the last five years, using bibliometric
analysis to map academic production on the topic. The findings indicate that the official
documents emphasize the need for professionals with both technical and pedagogical
competencies, the ability to collaborate with the school's educational project, and an
active role in integrating digital technologies into the curriculum. It was found that,
although ICT graduates have solid technical training, their inclusion in basic education
requires pedagogical complementation or roles related to support, teacher training,
and educational technology management. This study contributes to the debate on
training policies and the recognition of technology professionals in schools and
highlights opportunities for stronger dialogue between the fields of education and
technology, particularly regarding public policies for digital culture. |
pt_BR |
dc.format.extent |
62 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
cultura digital |
pt_BR |
dc.subject |
políticas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
profissional de TIC |
pt_BR |
dc.subject |
educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.title |
Políticas educacionais para cultura digital em SC: escola conectada e o profissional de TIC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Nunes, Marcus Vinicius de Souza |
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