dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins |
|
dc.contributor.author |
Trainotti, Miguel |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-14T18:58:52Z |
|
dc.date.available |
2025-07-14T18:58:52Z |
|
dc.date.issued |
2025-07-09 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266440 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho investiga as possibilidades do uso do cinema como recurso
didático no ensino de História, com foco na representação da ditadura militar
brasileira. Sustentada por aportes teóricos de autores como Hagemeyer, Rossini e
Nascimento, a metodologia adotada combina uma revisão bibliográfica aprofundada
sobre a relação entre cinema, imaginário social e ensino de História, com a análise
documental e interpretativa de obras cinematográficas selecionadas. Partindo da
compreensão do audiovisual como um fenômeno histórico-cultural de ampla
influência na sociedade contemporânea, analisa-se como as imagens em movimento
— especialmente as cinematográficas — atuam na construção do imaginário social,
na formação da memória coletiva e na reprodução (ou contestação) de discursos
ideológicos. São discutidas as dimensões estéticas, simbólicas e ideológicas das
obras cinematográficas, com ênfase na necessidade de mediações críticas por parte
dos educadores. Para isso, são examinados os filmes O que é isso, companheiro?
(1997), Marighella (2021) e Ainda Estou Aqui (2024), cuja temática permite tensionar
as versões oficiais sobre o regime autoritário e estimular nos estudantes o
desenvolvimento de uma leitura histórica mais plural e reflexiva. A materialização
dessa abordagem didática culmina na produção de tabelas que sistematizam as
análises dos filmes e, de modo original e reflexivo, propõem suas potencialidades
pedagógicas para diferentes anos curriculares, oferecendo um instrumento prático
para a formação de uma consciência histórica crítica e sensível, em alinhamento
com as diretrizes curriculares. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper investigates the possibilities of using cinema as a didactic resource for
teaching history, with a focus on the representation of the Brazilian military
dictatorship. Supported by theoretical contributions from authors such as Hagemeyer,
Rossini and Nascimento, the methodology adopted combines an in-depth
bibliographical review of the relationship between cinema, social imagery and history
teaching, with documentary and interpretative analysis of selected cinematographic
works. Based on an understanding of the audiovisual as a historical-cultural
phenomenon with a wide influence on contemporary society, it analyzes how moving
images - especially cinematographic images - act in the construction of the social
imaginary, in the formation of collective memory and in the reproduction (or
contestation) of ideological discourses. The aesthetic, symbolic and ideological
dimensions of cinematographic works are discussed, with an emphasis on the need
for critical mediation by educators.To this end, the films What's up, buddy? (1997),
Marighella (2021) and I'm still here (2024) are examined, the themes of which allow
the official versions of the authoritarian regime to be challenged and encourage
students to develop a more pluralistic and reflective reading of history. The
materialization of this didactic approach culminates in the production of tables that
systematize the analyses of the films and, in an original and reflective way, propose
their pedagogical potential for different curricular years, offering a practical tool for
the formation of a critical and sensitive historical awareness, in line with the
curriculum guidelines. |
pt_BR |
dc.format.extent |
59 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ditadura Militar |
pt_BR |
dc.title |
Da tela à sala: possibilidades do uso do cinema no ensino de história |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |