Proposta de simulações avaliativas para apoio ao ensino de controle
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Grando Moreira, Benjamin |
|
dc.contributor.author |
Soria de Avila, Raphael |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-14T16:36:01Z |
|
dc.date.available |
2025-07-14T16:36:01Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-30 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266422 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino de engenharia de controle é frequentemente marcado pela predominância
de um modelo instrucional que prioriza aulas expositivas e a memorização de técni-
cas, gerando uma lacuna significativa entre a teoria e a aplicação prática que pode
desestimular os estudantes. Essa abordagem tradicional limita o desenvolvimento
de competências essenciais do século XXI, como a resolução de problemas comple-
xos e o pensamento crítico. Visando endereçar essa questão, o presente trabalho
teve como objetivo geral elaborar e desenvolver atividades avaliativas para discipli-
nas de controle, suportadas por uma simulação interativa. A metodologia adotada
fundamentou-se no Treinamento Baseado em Simulação (SBT), com o desenvolvi-
mento de um ambiente virtual na plataforma Unity 3D. Foi modelado o sistema barra-
bola, um problema canônico da engenharia de controle, para a aplicação e sintonia
de um controlador Proporcional-Integral-Derivativo (PID). Como resultado, foi produ-
zida uma ferramenta didática funcional que permite aos estudantes interagir com um
sistema de controle em tempo real, nela é oferecido um ambiente seguro e adaptável
para a experimentação, onde os alunos podem ajustar os ganhos do controlador e
observar imediatamente os efeitos sobre a estabilidade do sistema. Conclui-se que
essa abordagem, ao combinar prática e teoria, não apenas facilita a compreensão
de conceitos abstratos, mas também oferece um meio econômico e acessível para a
experimentação, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e envolvente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
61 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
ensino de controle |
pt_BR |
dc.subject |
simulação educativa |
pt_BR |
dc.subject |
treinamento baseado em simulação (SBT) |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de simulações avaliativas para apoio ao ensino de controle |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar