Proposta de simulações avaliativas para apoio ao ensino de controle

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de simulações avaliativas para apoio ao ensino de controle

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Grando Moreira, Benjamin
dc.contributor.author Soria de Avila, Raphael
dc.date.accessioned 2025-07-14T16:36:01Z
dc.date.available 2025-07-14T16:36:01Z
dc.date.issued 2025-06-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266422
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de engenharia de controle é frequentemente marcado pela predominância de um modelo instrucional que prioriza aulas expositivas e a memorização de técni- cas, gerando uma lacuna significativa entre a teoria e a aplicação prática que pode desestimular os estudantes. Essa abordagem tradicional limita o desenvolvimento de competências essenciais do século XXI, como a resolução de problemas comple- xos e o pensamento crítico. Visando endereçar essa questão, o presente trabalho teve como objetivo geral elaborar e desenvolver atividades avaliativas para discipli- nas de controle, suportadas por uma simulação interativa. A metodologia adotada fundamentou-se no Treinamento Baseado em Simulação (SBT), com o desenvolvi- mento de um ambiente virtual na plataforma Unity 3D. Foi modelado o sistema barra- bola, um problema canônico da engenharia de controle, para a aplicação e sintonia de um controlador Proporcional-Integral-Derivativo (PID). Como resultado, foi produ- zida uma ferramenta didática funcional que permite aos estudantes interagir com um sistema de controle em tempo real, nela é oferecido um ambiente seguro e adaptável para a experimentação, onde os alunos podem ajustar os ganhos do controlador e observar imediatamente os efeitos sobre a estabilidade do sistema. Conclui-se que essa abordagem, ao combinar prática e teoria, não apenas facilita a compreensão de conceitos abstratos, mas também oferece um meio econômico e acessível para a experimentação, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e envolvente. pt_BR
dc.format.extent 61 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject ensino de controle pt_BR
dc.subject simulação educativa pt_BR
dc.subject treinamento baseado em simulação (SBT) pt_BR
dc.title Proposta de simulações avaliativas para apoio ao ensino de controle pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCCRaphaelSoriadeAvila.pdf 8.943Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar