A aplicação do modelo ADDIE no desenvolvimento de programas de capacitação: o caso de uma consultoria educacional

DSpace Repository

A- A A+

A aplicação do modelo ADDIE no desenvolvimento de programas de capacitação: o caso de uma consultoria educacional

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Oliveira Lacerda, Rogério Tadeu de
dc.contributor.author Heck Júnior, Reinaldo
dc.date.accessioned 2025-07-11T20:39:24Z
dc.date.available 2025-07-11T20:39:24Z
dc.date.issued 25-06-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266314
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract Diante das exigências de adaptação contínua no ambiente corporativo, torna-se essencial que as organizações desenvolvam programas de capacitação estruturados e alinhados às suas necessidades. Este trabalho buscou compreender como a metodologia ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) foi aplicada na construção de um programa de capacitação por uma consultoria educacional em uma empresa brasileira de grande porte do setor de cosméticos. Para isso, foi realizado um estudo de caso descritivo, com base em entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os dados foram organizados e analisados à luz das cinco etapas do modelo ADDIE, permitindo observar como a teoria se concretiza na prática, bem como aperfeiçoamentos aos processos da organização estudada. Os resultados confirmam a aplicabilidade do modelo ADDIE em contextos reais e mostram que sua condução integrada, baseada em diagnóstico, contribui para programas mais eficazes. O estudo reforça o potencial do modelo para alinhar capacitações às demandas do negócio e pode orientar profissionais que buscam abordagens estruturadas de aprendizagem organizacional. pt_BR
dc.description.abstract Given the constant need for adaptation in the corporate environment, it is essential that organizations develop structured training programs aligned with their specific needs. This study aimed to understand how the ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation) methodology was applied in the development of a training program by an educational consultancy for a large Brazilian cosmetics company. A descriptive case study was conducted, based on semi-structured interviews and document analysis. The data were organized and analyzed according to the five stages of the ADDIE model, allowing observation of how the theory is implemented in practice and suggesting improvements to the processes of the organization studied. The results confirm the applicability of the ADDIE model in real organizational contexts and show that its integrated and diagnosis-based execution contributes to more effective training programs. The study reinforces the model’s potential to align training with business needs and offers guidance to professionals seeking structured approaches to organizational learning. pt_BR
dc.format.extent 45 f pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Modelo ADDIE pt_BR
dc.subject Design instrucional pt_BR
dc.subject Treinamento corporativo pt_BR
dc.subject ADDIE model pt_BR
dc.subject Corporate training pt_BR
dc.title A aplicação do modelo ADDIE no desenvolvimento de programas de capacitação: o caso de uma consultoria educacional pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC.pdf 788.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar