Tomada de decisão em jogos de aposta: o papel da alfabetização financeira e dos vieses cognitivos entre estudantes universitários

DSpace Repository

A- A A+

Tomada de decisão em jogos de aposta: o papel da alfabetização financeira e dos vieses cognitivos entre estudantes universitários

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Paraboni, Ana Luiza
dc.contributor.author Kleine, Manoela Corrêa
dc.date.accessioned 2025-07-09T19:05:00Z
dc.date.available 2025-07-09T19:05:00Z
dc.date.issued 2025-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266103
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract Diante do crescimento do mercado de apostas esportivas e da popularização desse comportamento entre jovens adultos, este estudo buscou investigar como a presença de vieses cognitivos influencia o nível de alfabetização financeira, analisando diferenças entre indivíduos que praticam jogos de aposta e aqueles que não se envolvem nesse tipo de atividade. Para isso, foi aplicado um questionário estruturado a 284 estudantes no curso de Administração da Universidade Federal De Santa Catarina, com base em escalas reconhecidas, avaliando o nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários, além de um teste de raciocínio probabilístico (GFM) para mensurar vieses cognitivos. Os resultados revelaram que os estudantes apostadores apresentaram médias ligeiramente superiores nos domínios de conhecimento e comportamento, mas médias inferiores no domínio de atitude financeira. Além disso, foram mais suscetíveis a vieses como ilusão de controle e excesso de confiança. Já os não apostadores, embora com menor domínio conceitual, demonstraram menor incidência de falhas cognitivas, sugerindo uma postura mais cautelosa diante do risco. Conclui-se que o conhecimento financeiro, isoladamente, não assegura decisões acertadas, sendo necessário considerar fatores emocionais e de autorregulação. A alfabetização financeira deve, portanto, ser compreendida como um constructo multidimensional, cuja eficácia depende da integração entre saber técnico, autorregulação emocional e contexto de aplicação. Como limitação, destaca-se a amostra restrita a estudantes de uma única instituição, o que limita a generalização dos achados. Ainda assim, o estudo contribui para ampliar a compreensão sobre a alfabetização financeira de jovens universitários e reforça a importância de abordagens educativas que articulem conteúdo cognitivo e estratégias de autorregulação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Alfabetização Financeira pt_BR
dc.subject Apostas esportivas pt_BR
dc.subject Vieses cognitivos pt_BR
dc.subject Financial Literacy pt_BR
dc.subject Sports betting pt_BR
dc.title Tomada de decisão em jogos de aposta: o papel da alfabetização financeira e dos vieses cognitivos entre estudantes universitários pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Apostas Online.pdf 558.8Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar